Título: Projeto de estacas hélice contínua empregando diferentes métodos semiempíricos
Autoria de: Laura Carneiro Boechat
Orientação de: Eduardo Souza Candido
Presidente da banca: Eduardo Souza Cândido
Primeiro membro da banca: Raquel Mariano Linhares
Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges
Palavras-chaves: Capacidade de carga, Pré-dimensionamento, Fundações profundas, Método estatístico, Sondagem
Data da defesa: 09/07/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 12/07/2021
Data da publicação: 12/07/2021
Referência: Boechat, L. C. Projeto de estacas hélice contínua empregando diferentes métodos semiempíricos. 2021. 100 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho consiste em uma análise comparativa entre os métodos semiempíricos de cálculo de capacidade de carga propostos por diversos autores, baseando-se em relatórios de sondagem do tipo SPT obtidos para um terreno no qual será executado o projeto de um edifício multifamiliar. Por meio dos resultados dos métodos semiempíricos e do cálculo estrutural do edifício para a obtenção das cargas nas quais serão recebidas no solo, realizou-se o pré-dimensionamento das fundações utilizando estacas hélice contínuas. As estacas hélice contínuas foram escolhidas por se tratar de um tipo de fundação profunda geralmente utilizada em edifícios, são executadas com equipamento tipo trado helicoidal contínuo que realiza a concretagem da estaca simultaneamente à retirada do solo. Esse tipo de fundação tem sido muito empregado pelo fato de não provocar vibrações além de garantir melhor controle na execução e uma maior segurança dos elementos de fundação. Para o cálculo das fundações, foram necessárias as informações das cargas provenientes da estrutura da edificação e de informações do terreno onde será executado o projeto. Com o detalhamento do terreno e dos elementos estruturais, executou-se o pré-dimensionamento das fundações empregando métodos semiempíricos e utilizando a capacidade de carga admissível obtida pelas metodologias estudadas, obteve-se uma comparação do número de estacas necessárias para o projeto do edifício multifamiliar. O valor final de capacidade de carga foi obtido por meio da aplicação de um método estatístico utilizando duas médias, sendo a primeira média simples entre os valores obtidos em todos os métodos disponíveis, já a segunda média, foi realizada considerando apenas as metodologias que possuíam resultados entre o limite superior e inferior de um desvio padrão de 20 da primeira média e seu resultado foi o valor da carga admissível de projeto. O comprimento de estaca para o projeto foi encontrado por meio da média dos comprimentos de estaca calculados pelos métodos utilizados para o cálculo da segunda média da capacidade de carga. Os métodos que possuíram resultados dentro dos limites propostos pela análise estatística foram dos autores Décourt e Quaresma (1978, modificado em 1996), Antunes e Cabral (1996), Teixeira (1996) e UFRGS (2005).
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47231
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Laura Carneiro Boechat e Universidade Federal de Lavras
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