Título: ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE SONDAGEM DO TIPO SPT POR MEIO DE DIFERENTES PROJETOS DE FUNDAÇÃO SUPERFICIAL
Autoria de: Angelo Marcos Maia Moraes
Orientação de: Eduardo Souza Candido
Presidente da banca: Eduardo Souza Cândido
Primeiro membro da banca: Klinger Senra Rezende
Segundo membro da banca: Paulo Roberto Borges
Palavras-chaves: Sapatas, Geotecnia, Sondagens, Investigação geotécnica, Fundações rasas.
Data da defesa: 27/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 02/09/2020
Data da publicação: 02/09/2020
Referência: Moraes, A. M. M. ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE SONDAGEM DO TIPO SPT POR MEIO DE DIFERENTES PROJETOS DE FUNDAÇÃO SUPERFICIAL. 2020. 96 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Fundações são elementos estruturais que têm o objetivo de absorver e distribuir para o solo os carregamentos provenientes da edificação. Para se desenvolver um projeto de fundações de forma segura, deve-se determinar a capacidade de carga do solo, que pode ser obtida através da utilização e interpretação de métodos de investigação do solo. Dentre estes métodos destaca-se a sondagem SPT, um método semiempírico que fornece as características do solo necessárias para reger o dimensionamento das fundações. Entretanto, observa-se que alguns construtores optam por não realizar esta investigação geotécnica em obras de menor porte, o que pode colocar em risco a segurança da edificação. A fim de evidenciar a problemática desta prática, o trabalho busca, através da análise dos resultados de diversos projetos de fundação por sapatas realizados em diferentes terrenos nos municípios de Lavras e Viçosa, MG, evidenciar a importância da realização da sondagem SPT do solo para se obter um projeto de fundações mais seguro e econômico. Para esta análise, fez-se uso dos resultados de projetos de fundação realizados com e sem a consideração da realização da sondagem do terreno. O dimensionamento levou em consideração as recomendações da NBR 6122 (ABNT, 2019), a análise dos recalques toleráveis pela estrutura e duas metodologias distintas de dimensionamento estrutural, o Método do CEB-70 e o Método das Bielas, sendo todas as etapas de dimensionamento realizadas com o auxílio de planilhas eletrônicas. Observou-se que os projetos sem a consideração da sondagem apresentaram valores de tensão admissível que não levam em consideração a variação das características do solo entre os terrenos, resultando em fundações dimensionadas incorretamente, assim como pôde ser visto neste trabalho, onde 26 de todas as sapatas dimensionadas sem a consideração da sondagem apresentaram área da base insuficiente se comparadas às sapatas dimensionadas com a consideração da sondagem. A análise dos resultados evidenciou a importância da realização de investigações geotécnicas por meio de fatores econômicos, estruturais e geotécnicos. Espera-se com este estudo conscientizar os construtores sobre a importância da realização da sondagem para o dimensionamento seguro e econômico de projetos de fundações superficiais.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44940
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Angelo Marcos Maia Moraes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo