Título: ANÁLISE NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE MUROS DE SOLO REFORÇADO DE FACES PLANA E CÔNCAVA COM DIFERENTES ALTURAS
Autoria de: Mateus Henrique Sottani Soares
Orientação de: Raquel Mariano Linhares
Presidente da banca: Raquel Mariano Linhares
Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Cândido
Segundo membro da banca: Mauro Vitor dos Santos Moura
Palavras-chaves: Muros de Solo Reforçado, Modelagem Numérica, Geossintéticos, Geometria da Face, Geogrelha
Data da defesa: 17/07/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 05/08/2020
Data da publicação: 05/08/2020
Referência: Soares, M. H. S. ANÁLISE NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE MUROS DE SOLO REFORÇADO DE FACES PLANA E CÔNCAVA COM DIFERENTES ALTURAS. 2020. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: As estruturas de contenção em solo reforçado têm seu uso difundido desde o final da década de 1960 com a patente da ????Terra Armada???? e início da década de 1970, com o advento dos geossintéticos. Este último, possibilitou a construção de Muros de Solo Reforçado (MSR) ???? estruturas de contenção que são relativamente mais baratas e simples de executar do que outras soluções convencionais do tipo muro de arrimo. Com o desenvolvimento da técnica de solo reforçado, os projetos tornaram-se mais desafiadores e as variáveis a serem analisadas na avaliação de estabilidade se multiplicaram. Nos últimos anos, diversos pesquisadores vêm estudando a influência de variáveis como o tipo de faceamento, a altura do muro, as propriedades do solo de aterro, a rigidez dos reforços, a compactação, entre outras. Um estudo recente mostrou que taludes com geometria da face côncava oferecem maior estabilidade se comparados com taludes de face plana. Os autores propuseram equações matemáticas para a determinação de parâmetros geométricos de MSRs com face côncava. O presente trabalho utilizou estas equações para realizar modelagens numéricas de MSR de faces côncava autoenvelopada de 5, 10 e 20 m de altura e planas de mesmas alturas, a fim de se avaliarem as tensões de tração máximas (TMáx) e os deslocamentos laterais desenvolvidos por essas estruturas ao final da construção e após aplicação de sobrecargas de até 100 kPa. Este trabalho mostrou que na ausência de sobrecargas, muros de face côncava têm maiores reduções nas tensões e nos deslocamentos laterais em relação à face plana para altura de 10 m, com reduções de até 6,3 na TMáx média e de 8,2 no deslocamento lateral médio, e, após a aplicação de sobrecargas, as maiores reduções são obtidas para altura de 20 m, sendo de 4,9 para a TMáx média e de 6,9 para o deslocamento lateral médio.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45113
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mateus Henrique Sottani Soares e Universidade Federal de Lavras
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