Título: ANÁLISE DE PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DA MADEIRA UTILIZANDO A TÉCNICA DE VELOCIMETRIA POR IMAGENS DE PARTÍCULAS (PIV)
Autoria de: Rayner Pathele Ferreira
Orientação de: Rodrigo Allan Pereira
Coorientação de: Taiane Oliveira Guedes
Presidente da banca: Rodrigo Allan Pereira
Primeiro membro da banca: Taiane Oliveira Guedes
Segundo membro da banca: André Luiz Zangiácomo
Palavras-chaves: PIV, Ultrassom, Retratibilidade, Módulo de Elasticidade, Técnicas Não Destrutivas
Data da defesa: 04/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 25/11/2019
Data da publicação: 25/11/2019
Referência: Ferreira, R. P. ANÁLISE DE PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DA MADEIRA UTILIZANDO A TÉCNICA DE VELOCIMETRIA POR IMAGENS DE PARTÍCULAS (PIV). 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A madeira é um material importante no âmbito da construção civil, utilizada para diversos fins como esquadrias, fôrmas, estruturas, dentre outros alguns dos benefícios proporcionados pela madeira são alta resistência mecânica e de compressão, bom isolamento térmico e acústico, sustentabilidade em seu uso. Para caracterização das madeiras podem ser utilizados ensaios não destrutivos, os quais são identificados, de maneira geral, pela facilidade de ensaio, baixo custo, e por não causarem danos permanentes na superfície dos materiais. O objetivo neste trabalho foi a determinação de propriedades da madeira (retratibilidade e módulo de elasticidade) usando como métodos de mensuração de deslocamentos as técnicas não destrutivas de Velocimetria por Imagens de Partículas (PIV) e o ultrassom, comparando os resultados obtidos com metodologia convencional. Para determinação destas propriedades pela técnica PIV utiliza-se um software específico, que através da captura de imagens sucessivas em intervalos de tempo pré-definidos são obtidas as informações necessárias para caracterização das propriedades do material. Utilizando-se o equipamento de ultrassom, estas propriedades são determinadas a partir da propagação de ondas ultrassonoras através de transdutores (transmissores e receptores destas ondas). A partir dos resultados obtidos pode-se observar que os valores encontrados para a técnica PIV foram estatisticamente iguais aos valores encontrados pelo ultrassom e pelo uso do método convencional. Concluiu-se que a técnica PIV pode ser aplicada para mensurar deslocamentos e deformações em madeira, mostrando-se ser uma ferramenta eficaz para o controle da qualidade das propriedades da madeira, com potencial para aplicação em campo ou em peças em uso.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44163
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rayner Pathele Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo