Título: COMPARAÇÃO TÉCNICA E ORÇAMENTÁRIA DE UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE COM MATERIAIS DE TUBULAÇÃO DISTINTOS
Autoria de: Pedro Henrique Barbosa Mori
Orientação de: Michael Silveira Thebaldi
Coorientação de: Mateus Alexandre da Silva
Presidente da banca: Michael Silveira Thebaldi
Primeiro membro da banca: Mateus Alexandre da Silva
Segundo membro da banca: Lis Tavares Ordones Lemos
Palavras-chaves: CPVC, Cobre, Desempenho hidráulico, Tubo, Dimensionamento
Data da defesa: 08/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 21/11/2019
Data da publicação: 21/11/2019
Referência: Mori, P. H. B. COMPARAÇÃO TÉCNICA E ORÇAMENTÁRIA DE UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA PREDIAL DE ÁGUA QUENTE COM MATERIAIS DE TUBULAÇÃO DISTINTOS. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, estabelecer um comparativo técnico e orçamentário no quesito de instalação hidráulica predial de água quente, que foi realizado comparando-se dois materiais utilizados para tubulação Cobre e o Cloreto de Polivinil Clorado (CPVC), tendo como justificativa que estes são os materiais mais utilizados no Brasil, quando se trata de escoamento de água quente em instalações prediais. Para tal, realizou-se um dimensionamento de uma instalação hidráulica predial para água quente, tendo como base uma residência padrão. O funcionamento hidráulico do sistema, com ambos os materiais, foi verificado, assim como suas perdas de carga. Ademais, levantou-se o material necessário para a execução do projeto e um orçamento para a execução com cada material foi desenvolvido, posteriormente foram comparados entre si. Dessa forma, verificou-se que o cobre possui melhor desempenho hidráulico em comparação ao CPVC, chegando ter perda de carga reduzida quase à metade quando comparado ao seu concorrente de mercado. Porém, também foi verificado que o CPVC possui um custo menor entre suas peças e tubulações, o que leva ao mesmo resultado quanto à execução do projeto, inferior cerca de dois terços em comparação ao uso do cobre. Tendo um comportamento hidráulico satisfatório, o CPVC se demonstrou uma melhor opção de desenvolvimento de projeto, quando comparado com o Cobre.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44241
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Henrique Barbosa Mori e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo