Título: SISTEMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS RETICULADAS TRIDIMENSIONAIS
Autoria de: Matheus Eduardo Silva
Orientação de: Igor Jose Mendes Lemes
Presidente da banca: Ígor José Mendes Lemes
Primeiro membro da banca: André Luiz Zangiácomo
Segundo membro da banca: Maykmiller Carvalho Rodrigues
Palavras-chaves: Análise estrutural, Método dos deslocamentos, Análise linear elástica, Elementos reticulados prismáticos, Ferramenta computacional.
Data da defesa: 06/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Silva, M. E. SISTEMA COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS RETICULADAS TRIDIMENSIONAIS. 2019. 95 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A utilização de ferramentas computacionais na análise de estruturas é uma prática que eleva a produtividade e a segurança no processo. No entanto, ferramentas gratuitas geralmente apresentam-se limitadas quanto à forma da estrutura ou são pouco intuitivas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um software para análise linear elástica de estruturas tridimensionais formadas por elementos reticulados prismáticos. A metodologia de análise foi o método dos deslocamentos formulado matricialmente. O programa recebeu o nome de Ftufla, que foi desenvolvido em linguagem Java utilizando-se o paradigma de POO. Para melhor interação com o usuário, objetivando mitigar erros de modelagem e de interpretação de resultados, foram desenvolvidas interfaces gráficas intuitivas, além de uma entrada de dados possibilitando alterações no processo de modelagem. A fim de verificar o funcionamento do Ftufla, foram desenvolvidas análises de cinco estruturas, sendo duas planas e as outras tridimensionais. Os resultados (esforços internos nas extremidades das barras e reações de apoio) foram comparados com os resultados do software MASTAN2®, apresentando-se numericamente idênticos ou muito próximos dos valores. Para os esforços internos, foram plotados diagramas com os resultados dos dois programas a fim de facilitar a comparação. No diagrama de esforço cortante segundo o eixo z, foi observado que os programas adotaram convenções de sinais diferentes para esse esforço, apresentando valores com sinais contrários em todas as barras, exceto nas barras verticais cujo nó inicial apresentava-se acima do nó final. Para esse caso particular de orientação de barras, foi percebido que os dois programas consideram as orientações dos eixos de barras verticais de formas diferentes no Ftufla, as posições dos nós inicial e final, que são definidas na inserção das barras, influenciam na orientação dos eixos já no MASTAN2®, as barras verticais sempre apresentam o nó inicial abaixo do nó final, não alterando a orientação dos eixos com o modo que as barras são inseridas. Sendo assim, o Ftufla mostrou-se uma ferramenta confiável para análise linear elástica de elementos reticulados prismáticos 2D e 3D. O programa foi desenvolvido de forma a facilitar atualizações, e espera-se que seja utilizado por estudantes e por profissionais de Engenharia de Estruturas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44287
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Matheus Eduardo Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo