Título: Estabilização de um solo de LavrasMG com adição de cal para aplicação em estradas vicinais
Título alternativo: LavrasMGs soil stabilization with lime for application on dirt roads
Autoria de: Rubens Guilherme Boaventura Silva
Orientação de: Andre Geraldo Cornelio Ribeiro
Presidente da banca: André Geraldo Cornélio Ribeiro
Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Cândido
Segundo membro da banca: Raquel Mariano Linhares
Palavras-chaves: solo-cal, estabilizante, resistência, camadas estruturais, estradas vicinais
Data da defesa: 03/07/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 08/07/2019
Data da publicação: 08/07/2019
Referência: Silva, R. G. B. Estabilização de um solo de LavrasMG com adição de cal para aplicação em estradas vicinais. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: As estradas vicinais ou não pavimentadas da Universidade Federal de Lavras costumam apresentar contínuos desníveis e pontos de empoçamento devido às intempéries e ao tráfego trucado interno de silagem e produção agrícola. Exigências anuais de manutenção tornam projetos geotécnicos de melhoramento e estabilização do solo local alternativas viáveis e atrativas. O objetivo deste trabalho é, então, o estudo de viabilidade do uso da cal como estabilizante químico de um solo ocorrente em LavrasMG para aplicação em camadas estruturais de estradas vicinais, visando melhorias de resistência, redução da frequência de reparos e a consequente economia dos cofres públicos. Realizaram-se, para tal, ensaios iniciais de caracterização, dosagem e compactação, cujo solo A-7-5 (classificação HBR), com textura predominantemente fina e plasticidade média, apresentou características propícias à estabilização em baixas quantidades de cal tipo CH-I. A confecção dos corpos de prova, demandada pelo ensaio mecânico, envolveu misturas com teores de cal de 2, 4 e 6, adaptação de um sistema para moldagem e compactações no ponto máximo da curva. Posteriores ensaios de compressão simples indicaram acréscimos significativos de resistência de até 128 com a adição do estabilizante, valor inferido maior caso houvesse melhor controle das variáveis envolvidas. A análise detalhada dos resultados possibilitou a verificação de eficácia do solo-cal em detrimento do natural e a obtenção de parâmetros ótimos de mistura, cuja dosagem de 4, além de considerada econômica, pode garantir a estabilização do solo estudado.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44034
Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rubens Guilherme Boaventura Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo