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Título: Estabilização de um solo de LavrasMG com adição de cal para aplicação em estradas vicinais

Título alternativo: LavrasMGs soil stabilization with lime for application on dirt roads

Autoria de: Rubens Guilherme Boaventura Silva

Orientação de: Andre Geraldo Cornelio Ribeiro

Presidente da banca: André Geraldo Cornélio Ribeiro

Primeiro membro da banca: Eduardo Souza Cândido

Segundo membro da banca: Raquel Mariano Linhares

Palavras-chaves: solo-cal, estabilizante, resistência, camadas estruturais, estradas vicinais

Data da defesa: 03/07/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 08/07/2019

Data da publicação: 08/07/2019

Referência: Silva, R. G. B. Estabilização de um solo de LavrasMG com adição de cal para aplicação em estradas vicinais. 2019. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: As estradas vicinais ou não pavimentadas da Universidade Federal de Lavras costumam apresentar contínuos desníveis e pontos de empoçamento devido às intempéries e ao tráfego trucado interno de silagem e produção agrícola. Exigências anuais de manutenção tornam projetos geotécnicos de melhoramento e estabilização do solo local alternativas viáveis e atrativas. O objetivo deste trabalho é, então, o estudo de viabilidade do uso da cal como estabilizante químico de um solo ocorrente em LavrasMG para aplicação em camadas estruturais de estradas vicinais, visando melhorias de resistência, redução da frequência de reparos e a consequente economia dos cofres públicos. Realizaram-se, para tal, ensaios iniciais de caracterização, dosagem e compactação, cujo solo A-7-5 (classificação HBR), com textura predominantemente fina e plasticidade média, apresentou características propícias à estabilização em baixas quantidades de cal tipo CH-I. A confecção dos corpos de prova, demandada pelo ensaio mecânico, envolveu misturas com teores de cal de 2, 4 e 6, adaptação de um sistema para moldagem e compactações no ponto máximo da curva. Posteriores ensaios de compressão simples indicaram acréscimos significativos de resistência de até 128 com a adição do estabilizante, valor inferido maior caso houvesse melhor controle das variáveis envolvidas. A análise detalhada dos resultados possibilitou a verificação de eficácia do solo-cal em detrimento do natural e a obtenção de parâmetros ótimos de mistura, cuja dosagem de 4, além de considerada econômica, pode garantir a estabilização do solo estudado.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_civil/index.php?dados=20191201420826

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44034

Curso: G031 - ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rubens Guilherme Boaventura Silva e Universidade Federal de Lavras

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