Título: Vigilância epidemiológica baseada em águas residuárias para o SARS-CoV-2 avaliação de uma ETE e ??Hotspots?? de Lavras-MG
Autoria de: Otavio Nascimento de Oliveira
Orientação de: Luciene Alves Batista Siniscalchi
Coorientação de: Rodolfo Appoloni Crippa
Presidente da banca: Luciene Alves Batista Sinisclachi
Primeiro membro da banca: Rodolfo Appoloni Crippa
Segundo membro da banca: Mariana Aparecida de Freitas Abreu
Terceiro membro da banca: Juliano Curi de Siqueira
Palavras-chaves: COVID-19, Águas residuárias, RT-qPCR, WBE, vigilância epidemiológica baseada em esgoto
Data da defesa: 28/06/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 29/06/2023
Data da publicação: 29/06/2023
Referência: Oliveira, O. N. d. Vigilância epidemiológica baseada em águas residuárias para o SARS-CoV-2 avaliação de uma ETE e ??Hotspots?? de Lavras-MG. 2023. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O esgoto sanitário pode ser uma importante ferramenta para entender a dinâmica de comunidades. Nesse sentido, o emprego da epidemiologia baseada em esgoto tem potencial como ferramenta precoce para detectar a presença de COVID-19 em uma comunidade, ajudar frente a tomada de decisões e enfrentamento de surtos junto à saúde pública, visto que são excretadas partículas virais de SARS-CoV-2 em águas residuárias de indivíduos sintomáticos e assintomáticos. Diante desse contexto, o presente estudo objetivou a detectar a presença do SARS-CoV-2 em águas residuárias em uma estação de tratamento de esgoto (ETE) da cidade de Lavras-MG - ETE Ribeirão Vermelho - e de quatro ??hotspots?? do município, sendo esses região central, escola, casa de repouso e ETE-UFLA. Ademais, a presente proposta visou avaliar a relação entre detecção viral com variáveis físicas e químicas do esgoto coletado e os números de casos de COVID-19. Assim, para determinar as variáveis físicas e químicas das amostras de esgoto, foram feitas análises de potencial hidrogeniônico (pH), sólidos suspensos totais (SST) e demanda química de oxigênio (DQO). Com relação às análises moleculares, realizou-se em uma única etapa a transcrição reversa seguida pela reação em cadeia da polimerase (RT-qPCR) para região N do vírus SARS-CoV-2. O número de novos casos de COVID-19 foi obtido por meio de boletins epidemiológicos disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Lavras. Para as ETEs avaliadas, o fator limitante ligado à detecção do SARS-CoV-2 foi a variável DQO, com ênfase no fator externo (novos casos) para a ETE-UFLA. Para o colégio, o conjunto de dados físicos e químicos juntamente com o fator externo influenciaram a detecção. Para a região central, pH e SST juntamente com o fator externo também influenciaram a detecção. E para a casa de repouso, a variável limitante foi o pH. Houve um aumento de novos casos no município na semana que se pôde detectar a presença do material genético em quase todos os pontos. No entanto, apenas na ETE Ribeirão Vermelho que tal fator externo não foi condizente. Portanto, é imprescindível que novos estudos sejam feitos para correlacionar as variáveis físicas e químicas do esgoto com a presença do material genético do SARS-CoV-2.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20231201911205
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Otavio Nascimento de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo