Título: REMOÇÃO DE POLUENTES EM SISTEMA ALAGADO CONSTRUÍDO DE ESCOAMENTO HORIZONTAL SUBSUPERFICIAL PLANTADO COM Tulbaghia violacea
Autoria de: Marcos Vinicios dos Santos Silva
Orientação de: Fatima Resende Luiz Fia
Coorientação de: Lívia Dal Sasso de Souza
Presidente da banca: Fátima Resende Luiz Fia
Primeiro membro da banca: Ronaldo Fia
Segundo membro da banca: Laís Miguelina Marçal da Silva
Palavras-chaves: saneamento, tratamento, terciario, ornamental, poluentes
Data da defesa: 24/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Silva, M. V. d. S. REMOÇÃO DE POLUENTES EM SISTEMA ALAGADO CONSTRUÍDO DE ESCOAMENTO HORIZONTAL SUBSUPERFICIAL PLANTADO COM Tulbaghia violacea. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A falta de saneamento básico ainda é um dos principais desafios enfrentados no Brasil, principalmente em municípios de pequeno porte e comunidades rurais. Neste contexto, os sistemas alagados construídos (SACs) surgem como uma alternativa simplificada para o tratamento descentralizado de esgotos, com vantagens ambientais, econômicas e sociais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um sistema alagado construído de escoamento horizontal subsuperficial (SAC-EHSS) plantado com Tulbaghia violacea na remoção de poluentes de esgoto sanitário. O experimento foi conduzido na Estação de Tratamento de Esgoto da UFLA, de junho a agosto de 2022, com o SAC-EHSS construído em fibra de vidro, com 0,80 m de comprimento, 0,25 m de largura e 0,25 m de altura, preenchido com brita 0 e com o nível d????????água 0,05 m abaixo da superfície do sistema. Uma segunda linha de tratamento sem a espécie T. violacea, foi construída como unidade controle. A água residuária aplicada de forma contínua nos SACs-EHSS foi o esgoto sanitário da universidade após tratamento secundário em reator UASB. O monitoramento foi realizado semanalmente, com amostragens na entrada e saída dos SACs-EHSS e encaminhadas para o Laboratório de Águas Residuárias e Reúso de Água do Departamento de Engenharia Ambiental. Foram realizadas análises de potencial hidrogeniônico (pH), condutividade elétrica (CE), sólidos totais (ST), demanda química de oxigênio (DQO), nitrogênio total Kjeldahl (NTK) e fósforo total (P). Os dados foram submetidos ao teste de Wilcoxon, a 5 de significância. As variáveis pH, ST e DQO não sofreram interferência significativa devido à presença da espécie vegetal, mas o SAC-EHSS plantado com Tulbaghia violacea apresentou maiores reduções nas concentrações de nutrientes quando comparado ao controle. A espécie ornamental Tulbaghia violacea pode ser recomendada para uso em SACs-EHS, mas sugere-se estudos com foco na otimização do manejo da espécie.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20231201910839
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Marcos Vinicios dos Santos Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo