SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: ESTIMATIVA DA VIDA ÚTIL DO ATERRO SANITÁRIO DE ITABIRITO, MG EM DIFERENTES CENÁRIOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Autoria de: Joao Pedro Colombo Ribeiro

Orientação de: Camila Silva Franco

Coorientação de: Beatriz Fonseca Dominik Campos

Presidente da banca: Camila Silva Franco

Primeiro membro da banca: Beatriz Fonseca Dominik Campos

Segundo membro da banca: Raissa Santa Rosa Fernandes

Terceiro membro da banca: Arthur Boari

Quarto membro da banca: -

Palavras-chaves: Geração, Resíduos sólidos, Aterro sanitário, Vida útil, Composição gravimétrica

Data da defesa: 24/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 30/07/2023

Data da publicação: 30/07/2023

Referência: Ribeiro, J. P. C. ESTIMATIVA DA VIDA ÚTIL DO ATERRO SANITÁRIO DE ITABIRITO, MG EM DIFERENTES CENÁRIOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. 2023. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Entre os anos de 2010 e 2019 o Brasil registrou um incremento na geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) de 12 milhões de toneladas por ano. Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010 os municípios brasileiros foram obrigados a fazer o manejo adequado dos seus resíduos, eliminando gradualmente a existência de lixões e aterros controlados. Desta forma, cada vez mais têm se buscado alternativas para o correto gerenciamento, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos, para o qual o conhecimento de suas características por meio de análises gravimétricas é o primeiro passo. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo realizar a análise quali-quantitativa dos resíduos sólidos urbanos destinados ao aterro sanitário de Itabirito-MG, estimar a geração de RSU até os dias atuais e o ganho de vida útil no aterro sanitário do município caso os materiais recicláveis fossem de fato desviados do aterramento. Para tal, foi utilizado cerca de 1 tonelada de resíduo domiciliar coletado pelo serviço de coleta municipal no dia anterior a gravimetria, de acordo com seu itinerário. O resíduo passou pelo processo de quarteamento previsto na norma técnica NBR 10.0072004, amostrando separadamente os resíduos do município, sendo possível quantificá-los em orgânicos, recicláveis, resíduos de banheiro, rejeitos e outros. Em Itabirito são gerados, aproximadamente, 0,84 kg.hab-1 .dia-1 de resíduos, com uma taxa de cobertura de 98 da população total do município (SNIS, 2021), pode-se estimar uma massa diária de resíduos próxima a 31,16 toneladas. A composição gravimétrica demonstra uma contribuição de 22 de matéria orgânica (restos de comida e podas), 29 de material reciclável, 13 de resíduos de banheiro, 24 de rejeitos, 10 de trapos e 2 de outros. O volume de resíduos aterrados até o ano de 2023 chega a 364.587,90 m³ com uma massa aproximada de 255.211,53 toneladas. Com a projeção populacional para um horizonte de 20 anos foi constatado que o aterro pode atingir a capacidade máxima de aterramento em 2042. No entanto, ao considerar o desvio de resíduos recicláveis das valas, estima-se que o empreendimento tem capacidade operacional de atéou superior a 10 anos. A grande incidência de recicláveis descartados no município evidenciam um potencial a ser explorado apontando a necessidade de reavaliação da estrutura da coleta seletiva corroborando em larga escala para a redução da destinação final de recicláveis em aterros sanitários.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20231201620649

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joao Pedro Colombo Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo