Título: MODELOS MATEMÁTICOS PARA O DIMENSIONAMENTO PRÁTICO DE RESERVATÓRIOS PARA O APROVEITAMENTO PREDIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS NO BRASIL
Autoria de: Vitor da Silva Neto
Orientação de: Michael Silveira Thebaldi
Presidente da banca: Michael Silveira Thebaldi
Primeiro membro da banca: Alice Raquel Caminha
Segundo membro da banca: Mateus Alexandre da Silva
Palavras-chaves: Hidrologia, Saneamento, Hidráulica, Pluviosidade, Reservatório
Data da defesa: 03/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 10/03/2023
Data da publicação: 10/03/2023
Referência: Neto, V. d. S. MODELOS MATEMÁTICOS PARA O DIMENSIONAMENTO PRÁTICO DE RESERVATÓRIOS PARA O APROVEITAMENTO PREDIAL DE ÁGUAS PLUVIAIS NO BRASIL. 2023. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Devido ao elevado consumo da água potável, seu uso tem se tornado cada vez mais racional. A nova edição da norma (ABNT, 2019), determina que qualquer método empregado para o dimensionamento de reservatórios de águas pluviais deve levar em consideração a demanda por recurso hídrico pluvial. Este trabalho objetivou definir modelos matemáticos para o dimensionamento de reservatórios de água pluvial em edificações residenciais para todos os estados brasileiros, utilizando variáveis estatísticas relacionadas à precipitação pluvial e demanda por recurso hídrico não-potável, em diferentes cenários que incluem demandas de água potável de 100, 150, 200 e 300 litros per capita e substituição de água potável por água pluvial de 25, 35, 45 e 55. Para a determinação dos modelos matemáticos, foram utilizados dados de precipitação da última década e aplicação de uma metodologia comportamental para a determinação dos volumes máximos e ótimos para os cenários estudados. A partir dos volumes calculados os municípios estudados foram agrupados a partir de Análise de Agrupamentos Hierárquicos, sendo os modelos práticos para o dimensionamento de reservatórios de águas pluviais ajustados para cada um dos grupos formados. Foram ajustados modelos práticos a partir dos volumes calculados, onde estes ajustes foram avaliados por meio do coeficiente de determinação (R²) e raiz do erro quadrático médio (REQM). A partir desses resultados, pôde-se perceber mudança no comportamento dos volumes a partir de determinada demanda, levando na elaboração de modelos matemáticos para as regiões de comportamento, cujos valores apresentados, mostraram que estes são confiáveis para a realização do dimensionamento dos reservatórios, devido à boa aderência aos dados observados.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20222201810631
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitor da Silva Neto e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo