SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: POTENCIAL DE USO CONSERVACIONISTA E ÍNDICE TOPOGRÁFICO DE UMIDADE ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO MÉDIO RIO VERDE

Autoria de: Lara Mota Corinto

Orientação de: Bruno Montoani Silva

Presidente da banca: Bruno Montoani Silva

Primeiro membro da banca: Michele Duarte de Menezes

Segundo membro da banca: Samara Martins Barbosa

Palavras-chaves: Análise, multicritério, Zoneamento, ambiental, diagnóstico

Data da defesa: 20/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 06/05/2022

Data da publicação: 06/05/2022

Referência: Corinto, L. M. POTENCIAL DE USO CONSERVACIONISTA E ÍNDICE TOPOGRÁFICO DE UMIDADE ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO MÉDIO RIO VERDE . 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O estado de Minas Gerais tem sido um dos pioneiros na elaboração de métodos para caracterização e avaliação ambiental aplicados ao planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Um dos métodos mais difundidos consiste no Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP). Contudo, este método apresenta algumas limitações em uma de suas etapas que busca a definição das unidades de paisagem. A fim de potencializar os estudos, tornando o diagnóstico e caracterização mais precisa, foi aplicado o método PUC (Potencial de Uso Conservacionista), que contempla o estudo espacial das bacias hidrográficas tendo como referência a declividade, classes de solo e litologia, bem como as respectivas respostas no que tange o uso agropecuário, resistência a erosão e recarga hídrica. O presente estudo procura analisar as regiões da sub-bacia do Médio Rio Verde através do método PUC aliado ao índice topográfico de umidade (ITU) calculado em Sistema de Informação Geográfica (SIG) e a aplicabilidade para elaboração de planos e projetos tanto para o uso agrícola quanto para diagnóstico ambiental. Para tal, foram gerados mapas das regiões a partir do método PUC classificando as terras com potenciais muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto. No método PUC a variável de maior peso correspondeu a declividade, sendo observado relação com o mapa do ITU. De posse dos mapas, foi possível realizar a comparação com as visitas a campo na antiga área de disposição de resíduos de São Lourenço, inserida na sub-bacia do médio do Rio Verde e avaliar a aplicabilidade dos mapas gerados. Para a sub-bacia o PUC apresentou predominância média, correspondendo a 58,9 da área da sub-bacia, enquanto o ITU variou entre 2 a 22 apresentando uma boa interação com os dados de declividade. O PUC classificado como médio é considerado adequado devido a predominância de Latossolos em relevo plano, com a necessidade de práticas conservacionistas. Os valores de ITU foram elevados nas áreas de maior probabilidade de alagamento, fato também comprovado em campo com a proximidade do Rio Verde.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20212201710294

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54733

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lara Mota Corinto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo