SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: COMPARAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA DE INGAÍ - MG COM AS INFORMAÇÕES DO SNIS EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO

Autoria de: Madjer Rezende de Oliveira

Orientação de: Luis Antonio Coimbra Borges

Presidente da banca: Júlia Fonseca Colombo Andrade

Primeiro membro da banca: Beatriz Fonseca Dominik Campos

Segundo membro da banca: Marina Santos Ázara

Palavras-chaves: saneamento básico, SNIS, comparação, indicadores, questionário

Data da defesa: 22/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 07/05/2022

Data da publicação: 07/05/2022

Referência: Oliveira, M. R. d. COMPARAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA DE INGAÍ - MG COM AS INFORMAÇÕES DO SNIS EM RELAÇÃO AO SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO. 2022. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo, realizar uma comparação no âmbito do saneamento básico, entre a percepção da população urbana do município de Ingaí ?? MG e as informações submetidas pelas prestadoras de serviços à plataforma do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS. Ao realizar tal comparação, expressar o quanto os dados da plataforma realmente refletem a realidade do município. A relevância desta pesquisa, é obter a chance de expor possíveis fragilidades do SNIS e reforçar a ideia de que o sistema precisa manter sua evolução. Através de uma abordagem quali-quantitativa, foi aplicado um questionário de múltiplas escolhas com perguntas das quatro vertentes do saneamento básico água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Gerou-se gráficos, interpretou-se os resultados e buscou indicadores e informações do município de Ingaí - MG no SNIS e chegou-se a um consenso. De 27 questões, apenas 26 estavam de acordo com a realidade, 15 não estavam de acordo e 59 não foi possível realizar a comparação, no entanto foi possível atingir alguns objetivos apesar da baixa satisfação das correlações. A formulação de algumas questões dificultaram a comparação, mas, foi possível demonstrar de forma indireta algumas divergências de informações com a plataforma. Este trabalho contribuiu para expor pontos que podem ser aperfeiçoados na plataforma do SNIS em relação à credibilidade dos dados. Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada com base em um município pequeno porte quanto sua população, de apenas 2.785 habitantes aproximadamente, no entanto os resultados da pesquisa poderiam ser outros em caso de municípios mais populosos e desenvolvidos, pois, a tendência é encontrar mais informações na plataforma do SNIS.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20212201210022

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54740

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Madjer Rezende de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo