SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA A POPULAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE LUMINÁRIAS - MG

Autoria de: Ivonaldo Pereira

Orientação de: Ronaldo Fia

Presidente da banca: Ronaldo Fia

Primeiro membro da banca: Camila Silva Franco

Segundo membro da banca: Laís Miguelina Marçal da Silva

Palavras-chaves: Efluente Doméstico, Tratamento de Esgoto, Matéria Orgânica, Sistema Australiano, Tratamento Biológico

Data da defesa: 18/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 25/11/2021

Data da publicação: 25/11/2021

Referência: Pereira, I. DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA A POPULAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE LUMINÁRIAS - MG. 2021. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A falta de coleta e tratamento de esgoto é um problema recorrente que afeta principalmente os países em desenvolvimento. No Brasil, dados de 2018 do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) apontam baixos índices de coleta e tratamento de esgotos no país. O esgoto doméstico, proveniente de cozinhas, lavanderias e banheiros, possuem elevada carga de matéria orgânica e nutrientes (fósforo e nitrogênio). Quando lançados sem tratamento adequado nos cursos d??água, podem causar, entre outros danos, a queda da disponibilidade de oxigênio dissolvido, mortandade de organismos aquáticos, e proliferação descontrolada de plantas e algas no curso d??água. Ao passo que o efluente industrial, por apresentar ampla variabilidade em função da atividade industrial, é caracterizado, de forma geral, pela presença de matéria orgânica, de elementos químicos e metais pesados. Quando lançados no ambiente, provocam um efeito tóxico em animais e plantas, podendo se acumular em seus organismos, além dos impactos já descritos pelo lançamento de matéria orgânica e nutrientes. O município de Luminárias-MG, com população estimada de em pouco mais de cinco mil habitantes, possui cerca de 95 da população urbana atendida com coleta de esgoto doméstico. Porém, não existe nenhuma forma de tratamento deste efluente, sendo este lançado na forma in natura nos corpos hídricos do município. Neste contexto, através do levantamento de dados na literatura no sentido de caracterização quantitativa e qualitativa do esgoto bruto, estimativa populacional, bem como da utilização de Normas Técnicas e livros técnicos, foi dimensionada uma Estação de Tratamento de Efluentes para a população urbana do município de Luminárias ?? MG. Neste sentido, no presente trabalho foi proposto para a cidade de Luminárias um sistema de tratamento considerado natural, composto por uma unidade preliminar (gradeamento, desarenador e medidor de vazão), seguida de um sistema secundário (sistema australiano), bem como uma unidade terciária (lagoas de maturação). A tomada de decisão frente à escolha do sistema de tratamento mais adequado para implantação levou em consideração além da eficiência na remoção da DBO, a área disponível para sua implantação, seu custo e complexidade de implantação e operação, as normas ambientais vigentes relativas à localização da ETE, a produção de lodos e a dependência de insumos para a manutenção do sistema.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20211201520049

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54084

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ivonaldo Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo