Título: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL REI SOBRE O REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE DA SERRA DE SÃO JOSÉ, MG
Autoria de: Luis Felipe Martins Machado
Orientação de: Sabrina Soares da Silva
Presidente da banca: Profa. Dra. Sabrina Soares da Silva
Primeiro membro da banca: Nélida Reis Caseca Machado
Segundo membro da banca: Viviane Santos Pereira
Palavras-chaves: percepção ambiental, unidade de conservação, conscientização, conflitos ambientais, sustentabilidade
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 26/11/2021
Data da publicação: 26/11/2021
Referência: Machado, L. F. M. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL REI SOBRE O REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE DA SERRA DE SÃO JOSÉ, MG. 2021. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho procura avaliar a importância da percepção ambiental de uma população para a gestão da Unidade de Conservação, o Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José - MG. O estudo, de caráter quantitativo descritivo, busca compreender o nível de reconhecimento e conscientização da população do município de São João Del Rei, que compartilha a área de proteção da Serra de São José, quanto aos conflitos e diretrizes ambientais da Unidade. O trabalho explora se os padrões comportamentais, oriundos da conscientização de uma população quanto às suas responsabilidades ambientais, geram uma sociedade igualmente responsável quanto à sustentabilidade de sua cidade e instituições. Com a participação de uma funcionária do Refúgio, foi possível realizar uma entrevista na qual vários pontos a respeito dos conflitos ambientais enfrentados na Unidade foram esclarecidos, e relatar os tópicos que permitem que muitos desses impactos negativos ainda persistam. Portanto, através de um diagnóstico da percepção ambiental, concebido por um questionário que abordou os conhecimentos da amostra de moradores quanto aos aspectos sustentáveis do município e da Unidade em questão, foi possível avaliar como a Educação Ambiental pode aprimorar e auxiliar a gestão do Refúgio de Vida Silvestre Libélulas com a participação pública a favor da sustentabilidade da região. O estudo contou também com uma entrevista com uma representante do REVIS, a fim de conhecer mais sobre a rotina de trabalho do Refúgio, conhecer os principais problemas e atividades do cotidiano, e no fim, expor os resultados do questionário para se ter as impressões e opiniões da colaboradora.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20211201510400
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54109
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luis Felipe Martins Machado e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo