Título: REMOÇÃO DE COLIFORMES EM SISTEMAS ALAGADOS CONTRUÍDOS DO TIPO BIO-RACK SUBMETIDOS A DIFERENTES TEMPOS DE DETENÇÃO HIDRAÚLICA
Autoria de: Stephani Moreira Alves
Orientação de: Mateus Pimentel de Matos
Presidente da banca: Mateus Pimentel de Matos
Primeiro membro da banca: Luciene Alves Batista Siniscalchi
Segundo membro da banca: Jaqueline dos Santos Soares
Terceiro membro da banca: Bruna Coelho Lopes
Palavras-chaves: Capim-vetiver, Esgoto sanitário, patógenos, Tratamento de águas residuárias, Wetlands construídos.
Data da defesa: 01/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 16/06/2021
Data da publicação: 16/06/2021
Referência: Alves, S. M. REMOÇÃO DE COLIFORMES EM SISTEMAS ALAGADOS CONTRUÍDOS DO TIPO BIO-RACK SUBMETIDOS A DIFERENTES TEMPOS DE DETENÇÃO HIDRAÚLICA. 2021. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Visando reduzir o risco de transmissão de doenças de veiculação hídrica, deve-se aumentar a cobertura e a eficiência de soluções de saneamento descentralizadas, como a implementação de diferentes configurações de sistemas alagados construídos (SACs) no tratamento de esgotos unifamiliares e de pequenas comunidades. O SAC do tipo Bio-rack (SACs-BR) é uma das mais novas concepções desenvolvidas para essa finalidade, que, no entanto, ainda carece de informações sobre as melhores condições de operação. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar a capacidade de remoção de coliformes totais (CT) e termotolerantes (CTerm) em sistemas alagados construídos do tipo Bio-rack (SACs-BR) submetidos a diferentes tempos de detenção hidráulica (TDH), tratando esgoto sanitário de uma instituição de ensino. Inferindo também sobre o efeito do pH, temperatura e da produtividade na redução da presença de indicadores de contaminação fecal. Os SACs-BR foram cultivados com Chrysopogon zizanioides (capim-vetiver), diferenciando-se quanto ao TDH, sendo os SAC A, B, C e D, respectivamente, submetidos a TDH de 6, 12, 24 e 48 h, com cargas aplicadas de 368 a 2775 kg ha-1 d-1 de DBO. Amostragens do afluente e efluente às unidades foram realizadas quinzenalmente para análise de CT e CTerm. Tendo média geométrica no esgoto de 5,8 x 107 e 5,4 x 107 NMP por 100 mL, respectivamente, de CT e CTerm, as remoções foram de 0,12 a 0,88 e 0,0 a 0,78 unidades log, na mesma ordem, nos reatores. Não foi verificada diferença significativa de coliformes totais entre as unidades, indicando não haver efeito do TDH sobre esse grupo de microrganismos. As duas unidades de maior TDH (24 e 48 h) apresentaram desempenho significativamente maior na remoção de coliformes termotolerantes em relação ao SAC de menor tempo de permanência do esgoto no reator (6 h). No entanto, não foi possível visualizar efeito do pH, temperatura e produtividade na remoção de coliformes termotolerantes.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20202201710286
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47182
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Stephani Moreira Alves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo