Título: ESTUDO DOS CUSTOS OPERACIONAIS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Autoria de: Caroline Eloi Oliveira da Silva
Orientação de: Ronaldo Fia
Presidente da banca: Ronaldo Fia
Primeiro membro da banca: Fatima Resende Luiz Fia
Segundo membro da banca: Dyego Maradona Ataíde de Freitas
Palavras-chaves: Estimativa de custos, avaliação econômica, tratamento de efluentes, custos de operação, levantamento de custos
Data da defesa: 21/01/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 21/01/2021
Data da publicação: 21/01/2021
Referência: Silva, C. E. O. d. ESTUDO DOS CUSTOS OPERACIONAIS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2021. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: As estações de tratamento de esgoto (ETEs) possuem diversos custos, com a construção, operação e manutenção do sistema. O entendimento da estrutura desses custos é necessário para determinar a viabilidade de instalação e escolha de uma tecnologia de tratamento, além de ajudar no planejamento de novos investimentos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo levantar e avaliar os custos operacionais da ETE da Universidade Federal de Lavras (UFLA), e determinar o custo total de tratamento por metro cúbico de esgoto tratado. Para tanto, foi realizado um levantamento das atividades desenvolvidas no tratamento do esgoto que conferem custos para a estação, sendo estes energia elétrica, consumo de água, remuneração de funcionários, monitoramento ambiental e combustível veicular. Os custos com energia elétrica da estação foram obtidos por meio do medidor de consumo desta, e o consumo energético das elevatórias foi estimado por meio da corrente elétrica dos motores. O consumo de água foi estimado considerando o consumo médio dos funcionários durante os turnos de trabalho. Os custos com remuneração dos funcionários foram obtidos no Portal da Transparência da Controladoria Geral da União. As despesas com o monitoramento ambiental do esgoto foram orçadas em laboratório especializado. Os custos com combustível foram calculados por meio do consumo médio mensal e o valor tarifário deste. Os maiores custos da ETE-UFLA foram referentes a remuneração dos funcionários, monitoramento ambiental e energia elétrica, respectivamente, no qual as despesas com a remuneração apresentaram maior destaque, representando cerca de 85 do total. Além disso, as despesas referentes ao combustível e ao consumo de água apresentaram uma porcentagem de custos insignificantes, quando comparado ao custo total da estação. O custo unitário por metro cúbico de esgoto tratado na ETE-UFLA foi equivalente a R 6,46, valor consideravelmente superior à média nacional, o que é atribuído ao alto custo com remuneração dos funcionários frente ao pequeno porte da estação e à pequena vazão de tratamento.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20202201620663
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47061
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caroline Eloi Oliveira da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo