SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: ASPECTOS DA DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL EM CONJUNTOS HABITACIONAIS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM LAVRAS-MG

Autoria de: Maria Clara Miguel Choi

Orientação de: Luciana Braga Silveira

Presidente da banca: Luciana Braga Silveira

Primeiro membro da banca: Vera Simone Schaefer Kalsing

Segundo membro da banca: Silvia de Nazare Monteiro Yanagi

Palavras-chaves: Dinâmicas socioambientais, Políticas habitacionais, Uso e ocupação do solo, Áreas Verdes, Áreas de Preservação Permanente.

Data da defesa: 11/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 18/06/2021

Data da publicação: 18/06/2021

Referência: Choi, M. C. M. ASPECTOS DA DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL EM CONJUNTOS HABITACIONAIS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM LAVRAS-MG. 2021. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O intenso processo de urbanização que se estabeleceu após a industrialização das cidades fez com que a distribuição socioespacial articulasse um cenário de grandes desigualdades sociais nos espaços urbanos, causando um grande déficit habitacional. Assim, no Governo Lula foi criado o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) como forma de amortecer esse déficit habitacional através da concessão de subsídio para aquisição de casas para as famílias de baixa renda. Este trabalho buscou avaliar as dinâmicas socioambientais que se dão através do programa, com intuito de delinear os alcances e limites do PMCMV, em três conjuntos habitacionais de Lavras- MG o Residencial Alto dos Ipês, Residencial Judith Cândido de Andrade e Residencial Fonte Verde. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental, onde se estudou nos bairros as seguintes vertentes ambientais Áreas Verdes, Áreas de Preservação Permanente (APP), infraestrutura e saneamento básico. Os resultados mostraram que as construtoras envolvidas na implantação dos empreendimentos e o Município de Lavras, possuem papéis determinantes na forma como se dão as questões socioambientais do PMCMV. Foram identificados alcances positivos no Residencial Judith Cândido, por meio da recuperação de áreas degradadas e em contraposição, limitações foram evidenciadas através de crimes ambientais como invasão de APPs e precariedade na prestação de serviços públicos nos Residenciais Alto dos Ipês e Fonte Verde, causando a infração de leis que garantem direitos essenciais à qualidade de vida dos moradores. Os resultados alcançados indicam incongruências encontradas entre o que é proposto no programa e o que é realmente executado. Diante das contribuições deste estudo, é possível traçar novas possibilidades de pesquisa, motivando a realização de investigações mais aprofundadas, incorporando ainda mais os estudos alusivos aos efeitos de políticas habitacionais, como o PMCMV, no meio ambiente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20202201410359

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47174

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Clara Miguel Choi e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo