SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: Cinética de remoção de poluentes de água residuária de suinocultura em sistemas alagados construídos chicaneados

Autoria de: Barbara Belchior Silverio

Orientação de: Ronaldo Fia

Presidente da banca: Ronaldo Fia

Primeiro membro da banca: Mateus Pimentel de Matos

Segundo membro da banca: Paula Peixoto Assemany

Palavras-chaves: Wetlands, Efluentes agroindustriais, Modelo cinético, Cinética de primeira ordem, Hidrodinâmica

Data da defesa: 20/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 01/09/2020

Data da publicação: 01/09/2020

Referência: Silverio, B. B. Cinética de remoção de poluentes de água residuária de suinocultura em sistemas alagados construídos chicaneados. 2020. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: As características físicas, químicas e biológicas de um sistema alagado construído e seu desempenho podem ser descritos por modelos matemáticos, que auxiliam na compreensão do processo de remoção de poluentes. O objetivo deste trabalho foi obter os parâmetros cinéticos por meio do ajuste de modelos matemáticos que descrevem a remoção de poluentes em três sistemas alagados construídos de escoamento horizontal subsuperficial (SACHs), com diferentes configurações de chicanas, cultivados com Typha spp., no pós-tratamento de água residuária de suinocultura. Foram realizadas amostragens em um período de 60 dias, sendo estas do afluente, efluente e de quatro pontos ao longo do comprimento dos SACHs para determinar as concentrações de demanda química de oxigênio (DQO), nitrogênio total Kjeldahl (NTK) e fósforo total (PT) e os coeficientes de degradação de matéria orgânica e de remoção de nutrientes, por meio do ajuste dos modelos de predição. Nos três SACHs as eficiências de remoção de DQO, NTK e PT variaram de 60 a 71, 71 a 75 e 46 a 54, respectivamente. A remoção de DQO e NTK não foram influenciadas pelo uso de chicanas nos SACHs, enquanto o PT teve maior eficiência no sistema com estruturas fixadas nas laterais (SACH1). Houve correlação entre o TDH dos SACHs e os valores de k obtidos pelo ajuste do modelo cinético de primeira ordem e do modelo cinético de primeira ordem modificado para os poluentes estudados, com exceção do fósforo no SACH1, em que não se notou essa correlação para o modelo de cinética de primeira ordem modificado. Em relação aos ajustes dos modelos cinéticos, verificou-se que o modelo de primeira ordem se ajustou aos dados deste trabalho com coeficiente de determinação geralmente superior a 70. Resultado melhor foi verificado para o modelo de primeira ordem modificado, que descreveu com mais precisão a cinética de remoção de contaminantes nos sistemas avaliados, com coeficiente de determinação superior a 90.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20201201510411

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44947

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Barbara Belchior Silverio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo