Título: MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL NO CÁLCULO DO BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO NAS MESORREGIÕES NORTE E JEQUITINHONHA DE MINAS GERAIS
Autoria de: Arthur Boari
Orientação de: Silvia de Nazare Monteiro Yanagi
Coorientação de: Olívio Bahia do Sacramento Neto
Presidente da banca: Sílvia de Nazaré Monteiro Yanagi
Primeiro membro da banca: Olívio Bahia do Sacramento Neto
Segundo membro da banca: Gabriela Rezende de Souza
Terceiro membro da banca: Vinicius Oliveira Silva
Palavras-chaves: Demanda atmosférica, deficit hídrico, REF-ET, Penman-Monteith, climatologia
Data da defesa: 21/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 27/08/2020
Data da publicação: 27/08/2020
Referência: Boari, A. MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL NO CÁLCULO DO BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO NAS MESORREGIÕES NORTE E JEQUITINHONHA DE MINAS GERAIS. 2020. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Conhecer o comportamento hidrológico de uma localidade é ferramenta indispensável para a tomada de decisão de vários segmentos, como a atividade agrícola e o gerenciamento de recursos hídricos em especial em áreas cujo índice pluviométrico é reduzido, como no semiárido. Dessa maneira, o intuito deste trabalho foi verificar a influência de quatro métodos de estimativa de evapotranspiração, Penman-Monteith, Hargreaves Samani, Makkink e Thornthwaite, no balanço hídrico climatológico de oito estações das mesorregiões Norte de Minas e Jequitinhonha do estado de Minas Gerais, Brasil. Os métodos de estimativa de evapotranspiração diária foram obtidos com auxílio do programa REF-ET, e sua performance foi avaliada por estatística descritiva calculada por meio da linguagem de programação R. O método de cálculo do balanço hídrico climatológico mensal escolhido foi o desenvolvido por Thornthwaite e Mather (1955). O método diário que obteve a melhor aprovação, para a comparação com o método Penman-Monteith, em casos de séries históricas com falhas, foi Makkink, embora o mesmo ocasione a subestimação da evapotranspiração e do balanço hídrico. Hargreaves Samani superestimou os valores de evapotranspiração e o balanço hídrico para a maioria das estações estudadas, sendo o fator de correção da radiação extraterrestre para radiação solar um colaborador para tal efeito. O maior valor de deficit hídrico, ocorre no mês de setembro, último mês da estação seca para a região. O excesso hídrico é bem escasso, sendo assim, a baixa pluviosidade alinhada ao alto deficit hídrico traz consequências indesejáveis aos setores agrícola e de abastecimento público, em especial a agricultura de subsistência.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20201201421174
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44921
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Arthur Boari e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo