Título: ESPÉCIES DE PEIXES QUE SERÃO AFETADAS PELO DESCOMISSIONAMENTO DA PCH PANDEIROS DE ACORDO COM SUAS PREFERÊNCIAS DE HABITATS
Autoria de: Raquel Goncalves Mafra
Orientação de: Paulo dos Santos Pompeu
Presidente da banca: Paulo dos Santos Pompeu
Primeiro membro da banca: Ronaldo Fia
Segundo membro da banca: Débora Reis de Carvalho
Palavras-chaves: barragem, remoção, sedimentos, hidrelétrica, limnologia
Data da defesa: 27/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Mafra, R. G. ESPÉCIES DE PEIXES QUE SERÃO AFETADAS PELO DESCOMISSIONAMENTO DA PCH PANDEIROS DE ACORDO COM SUAS PREFERÊNCIAS DE HABITATS. 2019. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O número de barragens construídas no mundo é crescente, bem como os impactos ambientais, principalmente no ambiente aquático. A remoção surge como uma medida mitigatória. Porém, essa remoção implica na liberação de sedimentos no rio e isso acomete os habitats dos peixes em curto prazo. Um caso inédito de remoção de barragem no Brasil envolve o descomissionamento da PCH Pandeiros. Este estudo objetivou a avaliação da preferência de habitat de peixes do rio Pandeiros como forma de prever quais espécies seriam mais afetadas pela liberação de sedimentos. Para a seleção dos habitats foram avaliados o tipo de substrato, a velocidade, a profundidade, vegetação da margem, banco de folhas, macrófitas e algas filamentosas. 15 espécies tiveram suas preferências de habitat analisadas. A análise de componentes principais permitiu detectar 2 grupos de peixes mais susceptíveis à liberação de sedimentos. O grupo A Orthospinus franciscoensis e Phenacogaster franciscoensis (por terem preferido velocidades menores e profundidades maiores) e o grupo B Hisonotus sp., Bunocephalus sp. e Imparfinis minutus (pela elevada associação a banco de folhas e algas filamentosas). Apenas 3 espécies foram classificadas como generalistas em termos de habitat Steindachnerina elegans, Astyanax fasciatus e Hyphessobrycon micropterus. E provavelmente seriam os menos afetados pela remoção da barragem. Apesar deste impacto projetado ser de curto prazo, de pouca abrangência e com rápida recuperação posterior, espera-se com este estudo contribuir com o entendimento dos efeitos de liberações de sedimentos sobre a fauna de peixes tropicais.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20192201511315
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44523
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Raquel Goncalves Mafra e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo