SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM SISTEMA BIOLÓGICO DE TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA SUBMETIDO A DIFERENTES CARGAS ORGÂNICAS

Autoria de: Vanessa Salgado Bigogno

Orientação de: Ronaldo Fia

Presidente da banca: Ronaldo Fia

Primeiro membro da banca: Fatima Resende Luiz Fia

Segundo membro da banca: Jacineumo Falcão de Oliveira

Palavras-chaves: Capim- tifton 85, reatores biológicos, cobre, zinco, efluente agroindustrial

Data da defesa: 02/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/12/2019

Data da publicação: 11/12/2019

Referência: Bigogno, V. S. REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM SISTEMA BIOLÓGICO DE TRATAMENTO DE ÁGUA RESIDUÁRIA DE SUINOCULTURA SUBMETIDO A DIFERENTES CARGAS ORGÂNICAS . 2019. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Impulsionada pela demanda de carne suína no mundo, a suinocultura vem se desenvolvendo no Brasil nas últimas décadas, porém, em paralelo, trata-se de uma atividade com alto consumo de água e com potencial poluidor elevado. A água de suinocultura (ARS), produzida nos processos produtivos, além de composta por sólidos, matéria orgânica e nutrientes, também apresentam concentrações de metais pesados, que se caracterizam por sua bioacumulação e danos nos ecossistemas. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a remoção dos metais pesados cobre (Cu), ferro (Fe), zinco (Zn) e manganês (Mn) em sistema biológico de tratamento submetido a diferentes cargas orgânicas de água residuária de suinocultura. O sistema integrado foi composto por reator anaeróbio de manta de lodo e fluxo ascendente (UASB), filtro biológico aerado submerso (FBAS) e sistema alagado construído de escoamento horizontal subsuperficial (SAC-EHSS). O experimento foi conduzido em três fases, sendo cada uma correspondendo as cargas orgânicas volumétricas de 1,0 (fase I), 2 (fase II) e 3 kg-1 m-3 d1 de DQO (fase III). O pH foi determinado por método potenciométrico. Já os metais analisados, foram determinados por espectrometria de absorção atômica. O reator UASB apresentou eficiências de remoção de 40,0 (Fase II), 77,8 (Fase I), 35,9 (Fase II) e 22,2 (Fase II) de cobre, zinco, ferro e manganês respectivamente o capim-tifton 85 apresentou remoção crescente de cobre em função das cargas orgânicas crescentes. O sistema integrado foi capaz de remover concentrações consideráveis de metais pesados, porém, recomenda-se realizar um monitoramento com maior prazo para verificação de toxicidade e os fatores de translocamento dos metais.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20192201410812

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44337

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vanessa Salgado Bigogno e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo