Título: DESEMPENHO DOS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DAS RELAÇÕES INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA DAS PRECIPITAÇÕES EM MINAS GERAIS
Autoria de: Alice Raquel Caminha
Orientação de: Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
Presidente da banca: Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
Primeiro membro da banca: Gilberto Coelho
Segundo membro da banca: Jaíza Ribeiro Mota e Silva
Palavras-chaves: Relações IDF, Chuvas Intensas, Distribuição de Gumbel, Método de Bell, Precipitação pluvial.
Data da defesa: 02/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 18/12/2019
Data da publicação: 18/12/2019
Referência: Caminha, A. R. DESEMPENHO DOS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DAS RELAÇÕES INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA DAS PRECIPITAÇÕES EM MINAS GERAIS . 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: As chuvas intensas, ou extremas, são eventos naturais, em geral caracterizados por forte precipitação contínua em um curto espaço de tempo. A precipitação pode ser caracterizada por três grandezas, ou seja, a sua intensidade, duração e frequência. A relação entre essas grandezas pode ser expressa por modelos matemáticos denominados relação intensidade, duração e frequência (IDF). O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho das relações IDF geradas pelo método de Gumbel, empregando a técnica da desagregação das informações coletadas em pluviômetros e a proposta por Bell com parâmetros ajustados por Righetto (1998) e Mello et al. (2003) comparando-as com as relações IDF ajustadas por Pinto (1995) a partir de registros pluviográficos, para 28 estações pluviométricas no estado de Minas Gerais. Os registros pluviométricos utilizados para estabelecer as relações IDF a partir dos métodos de Gumbel e Bell foram obtidos no sistema de informação HIDROWEB, disponível no site da Agência Nacional de Águas ?? ANA. Para a comparação entre os valores estimados das intensidades de precipitação hidrológico (pelas relações IDF ajustadas neste trabalho e os obtidos através das relações IDF ajustadas por Pinto (1995), empregou-se o teste F de variância dos valores das intensidades de precipitação estimados pelos modelos avaliados. As intensidades estimadas pelas relações IDF geradas pelo método de Gumbel apresentaram bom desempenho quando comparadas com as propostas por Pinto (1995), para os períodos de retorno de 5 e 10 anos e tempo de duração de até 60 minutos. As intensidades estimadas pelo método de Bell, utilizando parâmetros ajustados por Righetto (1998) apresentaram bom desempenho quando comparadas com as propostas por Pinto (1995) para os períodos de retorno de 5 e 10 anos e tempos de duração de 480 e 360 minutos, respectivamente. As pelo método de Bell a partir dos parâmetros propostos por Mello et al. (2003) apresentaram bom desempenho para períodos de retorno de 5 e 10 anos. Para os demais períodos de retorno estudados, não apresentaram bom desempenho.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20192201410803
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44402
Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Alice Raquel Caminha e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo