SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Ambiental e Sanitária

Título: ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO VERMELHO, LAVRAS-MG

Autoria de: Marcela Lins

Orientação de: Marcelo Ribeiro Viola

Coorientação de: Jhones da Silva Amorim

Presidente da banca: Marcelo Ribeiro Viola

Primeiro membro da banca: Jhones da Silva Amorim

Segundo membro da banca: Rubens Junqueira

Terceiro membro da banca: Jefferson Ázara Cardoso

Palavras-chaves: Gestão dos recursos hídricos, caracterização ambiental, classes de solos, uso do solo, bacia hidrográfica

Data da defesa: 06/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Lins, M. ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO VERMELHO, LAVRAS-MG. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O Ribeirão Vermelho é um importante curso dágua localizado no município de Lavras MG e sua água é utilizada à proteção das comunidades aquáticas à dessedentação animal e à pesca amadora tornando importante o monitoramento e entendimento da dinâmica qualitativa e quantitativa nessa bacia hidrográfica. Visando um monitoramento deste corpo d????água, foram feitas analises para avaliar a qualidade da água, segundo o Índice de Qualidade das Águas (IQA). Diante disso, o objetivo deste estudo é classificar a qualidade da água do Ribeirão Vermelho por meio do IQA proposto pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas. A campanha de coleta foi realizada de novembro2018 a novembro2019 com frequência mensal e quinzenal para os períodos de estiagem e chuvoso, respectivamente. Após cada coleta as amostras eram encaminhadas para análises laboratoriais sendo avaliadas os seguintes parâmetros potencial hidrogeniônico (pH) turbidez temperatura nitrato fosfato oxigênio dissolvido (OD) demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e coliformes termotolerantes. Para auxiliar no entendimento do comportamento dos parâmetros de qualidade foi realizada uma análise ambiental mais completa, considerando as características físicas da bacia hidrográfica, como classes de solo e o uso e ocupação da terra, e os resultados comparados com a legislação vigente. Observou-se nos resultados que os coliformes termotolerantes é a variável mais preocupante ao comparar com valores que a resolução CONAMA nº 3572005 estabelece, porém não é o único, nitrato, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, demanda bioquimica de oxigênio e fosfato também não atenderam a norma em pelo menos uma das análises. Os valores de IQA variaram entre 19,6 e 55,5, sendo a escala deste de 0 a 100. O valor médio de IQA das análises foi de 39,37, classificando a água como ruim. Concluiu-se que a qualidade da água é inferior à da classe 2, em que o corpo d????água se encontra, não atendendo assim a maioria das resoluções do CONAMA nº 3572005.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_ambiental_e_sanitaria/20192201221125

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44483

Curso: G019 - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcela Lins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo