SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Agrícola

Título: Desenvolvimento de trilha seca para pivô central

Título alternativo: Development of dry wheel track for center pivot

Autoria de: João Paulo Gomes Ferraz Pinheiro

Orientação de: Luiz Antonio Lima

Coorientação de: Victor Buono da Silva Baptista

Presidente da banca: Luiz Antônio Lima

Primeiro membro da banca: Victor Buono da Silva Baptista

Segundo membro da banca: Thalissa Oliveira Pires Magalhães

Palavras-chaves: trilha seca, pivô central, irrigação, tecnologia, atolamento

Data da defesa: 10/07/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 16/07/2025

Data da publicação: 16/07/2025

Referência: Pinheiro, J. P. G. F. Desenvolvimento de trilha seca para pivô central. 2025. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, testar uma tecnologia projetada para eliminar os problemas de atolamento de rodas de pivô central causados pela irrigação embaixo das torres móveis. Existe grande demanda por essa tecnologia, considerando que existem no Brasil cerca de 30 mil pivôs centrais, com 8 a 10 torres em média cada e esta será patenteada após testes em campo. Portanto, o potencial máximo de aplicação pode atingir 240 a 300 mil unidades. Diferentemente dos modelos atuais que evitam molhar o solo sob a torre móvel, o equipamento proposto não requer mão de obra para sua operação já que seu funcionamento é automático. A grande aceitação do pivô central deve-se a vários fatores, como necessidade mínima de mão de obra, simplicidade de operação, adapta-se a terrenos planos e ondulados (até 20 de declividade), também pode aplicar fertilizantes via água, consegue irrigar de forma localizada desde que plantado em círculos. Um dos inconvenientes do pivô central é o atolamento das rodas em solos que não oferecem resistência ao tráfego das torres. Este problema é acentuado porque as rodas caminham numa trilha que está recebendo água da própria irrigação. O ideal é construir as trilhas em formato convexo, de modo que não acumulem água. Entretanto, com o passar das rodas, quase que diariamente, forma-se no local um sulco que acumula água e pode tornar-se cada vez mais profundo. Mesmo assim os problemas persistem, levando a atolamentos.

Abstract: The aim of this work was to test a technology designed to eliminate the problems of central pivot wheels jamming caused by irrigation under mobile towers. There is great demand for this technology, considering that there are around 30 thousand central pivots in Brazil, with 8 to 10 towers on average each and this technology will be patented after field tests. Therefore, the maximum application potential can reach 240 to 300 thousand units. Unlike current models that avoid wetting the ground under the mobile tower, the proposed equipment does not require labor of a worker for its operation given that its operation works automatically. The wide acceptance of the central pivot is due to several factors, such as minimum need for labor, simplicity of operation, adaptable to flat and undulating terrain (up to 20 slope), can also apply fertilizers via water, can irrigate in a localized way as long as it is planted in circles. One of the drawbacks of the central pivot is the wheels jamming in soils that do not offer resistance to tower traffic. This problem is accentuated because the wheels walk on a trail that is receiving water from the irrigation itself. The ideal is to build the trails in a convex shape, so that they do not accumulate water. However, as the wheels pass, almost daily, a rut forms in the area that accumulates water and can become increasingly deeper. Even so, problems persist, leading to jams.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / engenharia_agricola/index.php?dados=20251202010106

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: João Paulo Gomes Ferraz Pinheiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo