Título: ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL EM PULVERIZADORES AUTOPROPELIDOS UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA FIELD CRUISE COMO LIMITADOR DE ROTAÇÃO
Título alternativo: Fuel Economy in Self-Propelled Sprayers Utilization of Field Cruise Technology as a Rotation Limiter
Autoria de: Valter Luiz de Souza
Orientação de: Carlos Eduardo Silva Volpato
Coorientação de: Fernando Henrique Souza
Presidente da banca: Carlos Eduardo Volpato
Primeiro membro da banca: Rafael de Oliveira Faria
Segundo membro da banca: Fernando Henrique de Souza
Palavras-chaves: rotação, combustível, rendimento, economia, pulverizadores
Data da defesa: 16/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 23/11/2023
Data da publicação: 23/11/2023
Referência: Souza, V. L. d. ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL EM PULVERIZADORES AUTOPROPELIDOS UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA FIELD CRUISE COMO LIMITADOR DE ROTAÇÃO. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal a avaliação da eficácia da tecnologia Field Cruise, cujo propósito é limitar as rotações de máquinas agrícolas. O equipamento específico empregado na pesquisa foi um pulverizador autopropelido da marca John Deere, pertencente à série M4030, utilizado em três talhões de tamanhos e características topográficas similares. O método de pesquisa consistiu em uma comparação do desempenho da máquina, sem a utilização da tecnologia, com a posterior aplicação do Field Cruise. Diversas métricas foram analisadas, incluindo o consumo de combustível em litros por hora, consumo de combustível em litros por hectare, rendimento operacional em hectares por hora e qualidade da aplicação (expressa em percentagem). Todas essas informações foram obtidas por meio do Operation Center, uma plataforma digital desenvolvida pela John Deere, destinada ao monitoramento das atividades relacionadas ao parque de máquinas dessa marca, além de fornecer informações sobre os talhões e equipamentos. Os resultados da pesquisa revelaram o seguinte desempenho no talhão T1, com uma área de 43,7 hectares, em 14 de abril de 2023. Sem a adoção da tecnologia Field Cruise, a máquina operou a uma média de 2201 RPM, consumindo 22,5 litros por hora e 0,61 litros por hectare, com produtividade média de 34,4 hectares por hora e qualidade de aplicação de 92,04. Posteriormente, em 05 de maio de 2023, ao utilizar o Field Cruise e limitar a rotação a 2000 RPM, os resultados foram consumo de 19,50 litros por hora, 0,57 litros por hectare, produtividade média de 36,6 hectares por hora e qualidade de aplicação de 92,35. No talhão T2, com uma área de 67,6 hectares, declividade e sinuosidade semelhantes ao T1, a primeira aplicação, em 18 de abril de 2023, sem o uso da tecnologia, resultou em uma rotação média de 2200 RPM, consumo de combustível de 21 litros por hora, 0,72 litros por hectare, produtividade média de 29,2 hectares por hora e qualidade de aplicação de 90,18. Em 23 de maio de 2023, com o uso da tecnologia limitando a rotação a 2000 RPM, os resultados foram consumo de 18,10 litros por hora, 0,62 litros por hectare, produtividade média de 29,4 hectares por hora e qualidade de aplicação média de 91,04. No último teste, realizado em 13 de abril de 2023, no talhão T3, com área de 80,2 hectares, semelhante em declividade e sinuosidade aos demais, a primeira aplicação, sem a tecnologia, apresentou uma rotação média de 2200 RPM, consumo de 21,1 litros por hora, 0,75 litros por hectare, produtividade média de 28 hectares por hora e qualidade de aplicação média de 86,36. Com a tecnologia, na aplicação de 24 de maio de 2023, limitando a rotação a 2000 RPM, os resultados foram consumo de 18,10 litros por hora, 0,59 litros por hectare, produtividade média de 30,7 hectares por hora e qualidade de aplicação de 90,33. Os resultados indicaram a eficácia da tecnologia Field Cruise ao reduzir as rotações da máquina em apenas 200 RPM, resultando em ganhos expressivos na economia de combustível, sem afetar negativamente o rendimento operacional da máquina e a qualidade da aplicação. Este estudo demonstrou a viabilidade da adoção dessa tecnologia, que contribui para uma redução nas emissões de gases poluentes, além de fornecer benefícios econômicos substanciais na operação agrícola.
Abstract: In this study, the primary objective was to evaluate the effectiveness of the Field Cruise technology, designed to regulate the rotations of agricultural machinery. The specific equipment used in the research was a self-propelled sprayer manufactured by John Deere, belonging to the M4030 series, employed across three fields of varying sizes and distinct topographic characteristics. The research methodology involved a comparison of the machines performance, both with and without the utilization of the Field Cruise technology. Several metrics were analyzed, encompassing fuel consumption in liters per hour, fuel consumption per hectare, operational productivity in hectares per hour, and application quality (expressed as a percentage). All data were gathered through the Operation Center, a digital platform developed by John Deere, aimed at monitoring activities related to the brands machinery park, in addition to providing insights into fields and equipment. The research findings unveiled the following performance in the T1 field, covering an area of 43.7 hectares, on April 14, 2023. Without the adoption of the Field Cruise technology, the machine operated at an average of 2201 RPM, consuming 22.5 liters per hour and 0.61 liters per hectare. The average productivity reached 34.4 hectares per hour, and the application quality stood at 92.04. Subsequently, on May 5, 2023, when employing Field Cruise and restricting the rotation to 2000 RPM, the results showed a fuel consumption of 19.50 liters per hour, 0.57 liters per hectare, an average productivity of 36.6 hectares per hour, and a quality of application of 92.35. In the T2 field, covering an area of 67.6 hectares with similar slopes and sinuosity to T1, the initial application on April 18, 2023, without the technology, yielded an average rotation of 2200 RPM and fuel consumption of 21 liters per hour, 0.72 liters per hectare, an average productivity of 29.2 hectares per hour, and a quality of application of 90.18. On May 23, 2023, with the technology restricting the rotation to 2000 RPM, the results included fuel consumption of 18.10 liters per hour, 0.62 liters per hectare, an average productivity of 29.4 hectares per hour, and a quality of application averaging 91.04. The final test was conducted on April 13, 2023, in the T3 field, spanning an area of 80.2 hectares, with slopes and sinuosity similar to the previous fields. In the initial application without technology, the average rotation was 2200 RPM, with fuel consumption of 21.1 liters per hour, 0.75 liters per hectare, an average productivity of 28 hectares per hour, and a quality of application averaging 86.36. With the technology employed in the application on May 24, 2023, limiting the rotation to 2000 RPM, the results showed fuel consumption of 18.10 liters per hour, 0.59 liters per hectare, an average productivity of 30.7 hectares per hour, and a quality of application of 90.33. The outcomes underscored the effectiveness of the Field Cruise technology in reducing machine rotations by a mere 200 RPM, resulting in significant fuel economy gains, without adversely affecting operational efficiency or application quality. This study demonstrated the feasibility of adopting this technology, which contributes to a reduction in emissions of greenhouse gases and offers substantial economic benefits in agricultural operations.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Valter Luiz de Souza e Universidade Federal de Lavras
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