Título: Análise do efeito da precipitação pluvial na produtividade de café arábica em municípios de Minas Gerais de 2011 a 2017
Autoria de: Flavio Vanoni de Carvalho Junior
Orientação de: Marcelo de Carvalho Alves
Presidente da banca: Marcelo de Carvalho Alves
Primeiro membro da banca: Luiz Gonsaga de Carvalho
Segundo membro da banca: Mirléia Aparecida de Carvalho
Terceiro membro da banca: Gleydson Antônio de Oliveira Campos
Palavras-chaves: Café arábica, produtividade, precipitação pluvial, geoprocessamento, Minas Gerais
Data da defesa: 10/02/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 09/03/2023
Data da publicação: 09/03/2023
Referência: Junior, F. V. d. C. Análise do efeito da precipitação pluvial na produtividade de café arábica em municípios de Minas Gerais de 2011 a 2017. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O café Arábica é o principal produto agrícola do estado de Minas Gerais e sua produção possui grande importância social e econômica no estado. Diversos fatores afetam a produtividade do cafeeiro, como clima, adubação, solo, cultivares, manejo, incidência de doenças e presença de irrigação. Mais de 80 das lavouras do estado são conduzidas no sistema de sequeiro, sendo dependentes do regime de chuvas. A disponibilidade hídrica, especialmente na fase de florada e enchimentos dos grãos tem grande importância para a produtividade e consequente retorno econômico das atividades. Com isso, objetivou-se avaliar o efeito da precipitação pluvial ocorrida de setembro a janeiro na produtividade do Arábica em municípios cafeeiros de Minas Gerais com base em acumulados mensais limitados a 210 mm. Para isso foram utilizados dados da produção agrícola municipal do IBGE, de 2012 a 2019 para café Arábica beneficiado e dados de precipitação pluvial mensal com 2,5 minutos de resolução espacial, da base CRU-TS-4.03, reduzidos de escala e disponibilizados pela WorldClim2 do período 2010-2018. O produto vetorial malha municipal IGBE 2021 foi utilizado para recorte dos dados na área de interesse. Foi calculada a relação de produtividade por acumulado precipitado para os municípios cafeeiros afim de se determinar o nível de tecnificação municipal e filtragem de dados discrepantes. Os municípios foram divididos em grupos de tecnificações e determinadas curvas de regressão linear para cada grupo. Para municípios de baixa e média tecnificação, foi obtida alta correlação entre a precipitação pluvial ocorrida de setembro a janeiro, com acumulados mensais limitados a 210 mm e a produtividade de café Arábica. Já para municípios de alta tecnificação, não houve correlação significativa devido a presença de irrigação. As equações obtidas demonstraram potencial de estimar o efeito da precipitação ocorrida no período analisado na produtividade de municípios em todas as regiões de Minas Gerais e até mesmo estimativas de produtividade com base apenas em dados pluviométricos mensais de fácil obtenção e simples aplicação.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Flavio Vanoni de Carvalho Junior e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo