Título: QUALIDADE QUÍMICA DA SOLUÇÃO DO SOLO CULTIVADO COM TOMATEIRO SWEET HEAVEN® IRRIGADO COM ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE
Autoria de: André Luiz Pinheiro Teixeira
Orientação de: Adriano Valentim Diotto
Presidente da banca: Adriano Valentim Diotto
Primeiro membro da banca: Michael Silveira Thebaldi
Segundo membro da banca: Mariana Lúcio Gontijo
Palavras-chaves: água magnetizada, disponibilidade de nutrientes, tomaticultura, fertirrigação, qualidade química
Data da defesa: 20/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 25/04/2022
Data da publicação: 25/04/2022
Referência: Teixeira, A. L. P. QUALIDADE QUÍMICA DA SOLUÇÃO DO SOLO CULTIVADO COM TOMATEIRO SWEET HEAVEN® IRRIGADO COM ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O tomate é uma fruta que se destaca no cenário brasileiro, fazendo com que o Brasil ocupe um local de destaque na produção mundial. Ele pode ser consumido tanto in natura, como industrializado. Uma das opções é a variedade Sweet Heaven® que é um tomateiro do grupo dos cerejas, sendo bastante consumido em saladas. Obtém características que agradam ao paladar do brasileiro e por este motivo, vem sendo difundido na culinária nacional. A disponibilidade de nutrientes que o tomateiro é submetido, está diretamente ligado as características que o tomate irá apresentar na colheita. Os nutrientes são responsáveis pelo crescimento, sabor e amadurecimento da fruta. Já a disponibilidade da água está ligado diretamente a produção, sendo um dos principais atributos necessários para que o produto venha a se desenvolver corretamente. Nesse sentido, o uso do tratamento magnético na água é preconizado para auxiliar no desenvolvimento radicular, desenvolvimento das parte aéria, eficiência do uso da água, entre outros benefícios. Por este motivo, que o presente estudo tem como objetivo analisar e verificar qual o comportamento do PH, da condutividade elétrica, do cálcio, magnésio e o potássio frente a utilização do tratamento magnético da água em comparação a água não tratada. O experimento geral foi composto por 180 vasos de oito litros com espaçamento entre plantas de 0,30 metros e 1,10 metros entre linhas distribuídos de forma inteiramente casualizado (DIC) no esquema fatorial. Para a coleta de solução do solo, foi instalado apenas extratores em 24 vasos entre as quatro lâminas de irrigação (60, 90, 120 e 150 da Etc (Evapotranspiração da cultura)) combinado com água tratada magneticamente e água sem tratamento. Verificou-se que no cultivo do tomateiro Sweet Heaven® ao longo de 10 semanas, não houve efeito dos tratamentos de lâmina e do uso da água tratada magneticamente no PH, condutividade elétrica e na concentração de cálcio (Ca), magnésio (Mg) e potássio (K), havendo somente variação ao longo das semanas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54712
Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: André Luiz Pinheiro Teixeira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo