Título: AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL, TEMPERATURA MÉDIA E UMIDADE RELATIVA NA REGIÃO DE LAVRAS - MG, ANTES E APÓS A FORMAÇÃO DO LAGO DO FUNIL
Autoria de: Gustavo Ferreira Jardim
Orientação de: Luiz Gonsaga de Carvalho
Presidente da banca: Luiz Gonsaga de Carvalho
Primeiro membro da banca: Frederico Faúla de Sousa
Segundo membro da banca: Rafael de Oliveira Faria
Palavras-chaves: teste Mann-Kendall, precipitação pluvial, temperatura média, umidade relativa, agrometeorologia.
Data da defesa: 25/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 29/04/2022
Data da publicação: 29/04/2022
Referência: Jardim, G. F. AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIAS DE PRECIPITAÇÃO PLUVIAL, TEMPERATURA MÉDIA E UMIDADE RELATIVA NA REGIÃO DE LAVRAS - MG, ANTES E APÓS A FORMAÇÃO DO LAGO DO FUNIL. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Nas últimas decadas, o debate acerca das alterações climáticas tem crescido devido à constante preocupação que estas alterações podem causar no meio ambiente e nas atividades humanas. Uma vez que a vida humana está condicionada aos fatores ambientais, é possível que tais variações afetem de maneira significativa a atividade humana no planeta. Objetivou-se com este estudo avaliar as tendências dos padrões de precipitação pluvial e das variáveis de temperatura média e umidade relativa do ar na região de Lavras, Minas Gerais, Brasil, antes e após a formação do Lago do Funil. O estudo utilizou dados diários de precipitação da base de dados BDMEP, disponível no site do Instituto Brasileiro de Meteorologia (INMET). A análise da variação foi realizada por meio do teste de Mann-Kendall para precipitação pluvial média mensal, estação chuvosa e seca do ano e temperatura e umidade relativa média mensal para o período anterior à formação do lago (AFL) e para o período posterior à formação do lago (PFL). Na análise do padrão de precipitação pluvial verificou-se, para o período AFL, que abril e agosto tiveram tendências significativas. Para o AFL, os meses de fevereiro, junho, julho e dezembro atingiram tendências significativas. O período PFL, na estação chuvosa, teve uma tendência negativa significativa, e o período AFL na estação seca também teve uma tendência negativa significativa. Para a análise de tendências na temperatura média e umidade relativa observou-se alguns casos de tendências significativas. No período AFL, verificou-se tendências significativas para temperatura nos meses de fevereiro, junho, julho, agosto e dezembro. E para umidade relativa foram encontrados resultados significativos para os meses de janeiro, abril, maio, junho, julho e agosto. No período PFL, observaram-se tendências significativas para temperatura nos meses de janeiro, março, abril, maio e junho. E para umidade relativa foram observados resultados significativos para os meses de janeiro, julho, setembro e dezembro. Apesar de terem sido observados alguns resultados significativos de tendência para a análise de temperatura e umidade relativa, não podemos afirmar que o Lago do Funil interferiu nestas variáveis uma vez que já havia resultados significativos de tendência para estas variáveis no período anterior à formação do Lago do Funil por provavelmente outros fatores não avaliados neste trabalho.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54949
Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gustavo Ferreira Jardim e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo