Título: INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO MAGNÉTICO DA ÁGUA NA FLUIDIZAÇÃO DO LEITO FILTRANTE EM PROTÓTIPO DE FILTRO DE AREIA UTILIZADO NA IRRIGAÇÃO
Autoria de: Talison Tavares Fernandes
Orientação de: Fabio Ponciano de Deus
Presidente da banca: Fábio Ponciano de Deus
Primeiro membro da banca: Elvis Márcio de Castro Lima
Segundo membro da banca: Gabriel Dlouhy Alcon
Palavras-chaves: Irrigação, Filtração, Retrolavagem, Expansão de leito filtrante, Entupimento de emissores
Data da defesa: 05/03/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 09/03/2021
Data da publicação: 09/03/2021
Referência: Fernandes, T. T. INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO MAGNÉTICO DA ÁGUA NA FLUIDIZAÇÃO DO LEITO FILTRANTE EM PROTÓTIPO DE FILTRO DE AREIA UTILIZADO NA IRRIGAÇÃO. 2021. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A retrolavagem é a denominação do procedimento de limpeza da camada filtrante em filtros de areia. Ela advém da necessidade de remoção de partículas sólidas orgânicas eou inorgânicas acumuladas na camada filtrante durante o processo de filtração que causam um aumento da perda de carga e redução da eficiência de remoção do equipamento. Há uma significativa carência de informações técnico-científicas a respeito da operação do processo de retrolavagem de filtros de areia utilizados na irrigação, bem como do estabelecimento de dependência das relações entre as variáveis intervenientes. Diante disso, objetivou-se neste trabalho avaliar a influência da altura do leito filtrante (25 e 50 da altura útil do filtro), da granulometria da areia (fina e média), e do tipo de água (normal e magnetizada), na velocidade superficial dos processos de retrolavagem e consequentemente nos diferentes regimes de fluidização do leito filtrante em um protótipo de filtro de areia utilizado na irrigação. O protótipo de filtro de areia avaliado apresentava corpo de acrílico, permitindo a visualização das expansões da camada filtrante e consequentemente da qualificação dos regimes de fluidização. Cada tratamento (combinação da altura do leito filtrante, granulometria de areia e tipo de água) foi avaliado três vezes, sendo medida como resposta a velocidade superficial da água (razão entre o volume estimado pelo método volumétrico pela área transversal do filtro e o tempo de coleta do volume). De maneira geral, a altura do leito filtrante, a granulometria da areia e a água magnetizada influenciaram na velocidade superficial da água no processo de retrolavagem. O efeito da magnetização foi evidente em todos os regimes de fluidização. A altura e granulometria da camada filtrante atuaram na retrolavagem com o leito fluidizado.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47308
Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Talison Tavares Fernandes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo