Título: Elaboração de projetos de instalações agroindustriais
Título alternativo: Development of agro-industrial facilities projects
Autoria de: Gabriel Ceresoli Orlandi
Orientação de: Alessandro Torres Campos
Presidente da banca: Alessandro Torres Campos
Primeiro membro da banca: Tadayuki Yanagi Junior
Segundo membro da banca: Leonardo Schiassi
Palavras-chaves: instalações agroindustriais, partes do projeto, construções rurais, galpão para armazenamento, projetos agroindustriais.
Data da defesa: 14/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 02/12/2019
Data da publicação: 02/12/2019
Referência: Orlandi, G. C. Elaboração de projetos de instalações agroindustriais. 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, apresentar as principais partes constituintes de projetos de instalações agroindustriais, partindo-se da premissa de tornar esse trabalho um documento de auxílio no projeto e execução de construções agropecuárias para a comunidade acadêmica e profissionais da área de engenharia, especialmente aqueles especializados em construções rurais. Buscando êxito neste proposito, o trabalho dividiu-se em três a parte escrita, a parte gráfica e o orçamento da obra. A parte escrita subdividiu-se em duas etapas, sendo elas o planejamento e o memorial descritivo. A parte gráfica subdividiu-se em planta baixa, cortes, planta de cobertura, planta de situação e orientação, fachadas e detalhes. Já o orçamento subdividiu-se em orçamento sumário e detalhado, e o cronograma de execução. Para balizar as diretrizes a serem seguidas para o planejamento de instalações, baseou-se nas normativas referentes ao Código Florestal, o orçamento embasou-se nos custos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, em sequência o memorial descritivo consistiu-se do método de realização da construção e o cronograma de execução embasou-se nas etapas de construção do projeto. Com relação à parte gráfica, os desenvolvimentos dos desenhos embasaram-se na Associação Brasileira de Normas Técnicas. O projeto utilizado para exemplificar as definições apresentadas foi um armazém convencional, com capacidade estática para 50.000 sacas de grãos, com 1340 m² de área construída. Avalia-se que o trabalho permitiu a ampliação do conhecimento teórico e prático sobre o tema, além da visualização da realidade a que se depara um projetista especializado em instalações agroindustriais. Espera-se que este trabalho possa prover subsídios à realização de projetos agroindustriais e a novos trabalhos, com enfoque em construções rurais.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44354
Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel Ceresoli Orlandi e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo