Título: Eficiência de limpeza do processo de retrolavagem de um protótipo de filtro de areia
Autoria de: Lucas Willian Camilo
Orientação de: Fabio Ponciano de Deus
Presidente da banca: Fabio Ponciano de Deus
Primeiro membro da banca: Michael Silveira Thebaldi
Segundo membro da banca: Rodrigo Cesar de Almeida
Palavras-chaves: Fluidização de leito filtrante, Qualidade de água para irrigação, entupimento de emissores, Cabeçal de controle, Irrigação localizada
Data da defesa: 14/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 27/11/2019
Data da publicação: 27/11/2019
Referência: Camilo, L. W. Eficiência de limpeza do processo de retrolavagem de um protótipo de filtro de areia. 2019. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: No que diz respeito ao uso dos filtros de areia nos sistemas de filtragem para irrigação, a sua utilização requer atenção pois com o seu uso, a contaminação da camada filtrante faz com que seu funcionamento seja afetado levando à redução da eficiência da irrigação. Dessa forma, é necessário que se faça a limpeza do mesmo por meio do processo de retrolavagem. Por ser pouco conhecida por técnicos e produtores muitas vezes a limpeza não é realizada corretamente. Nesse sentido, objetivou-se com presente trabalho avaliar as diferentes variáveis presentes nesse sistema, como características do material filtrante e diferentes formas de operação. Para a realização do processo de retrolavagem foi utilizado um protótipo de filtro em acrílico, onde foram avaliadas duas granulometrias (fina e média), cinco taxas de expansão do leito filtrante (0 12,5 25 37,5 e 50), com duração de cinco minutos. Após o término dos ensaios foram coletadas amostras de material em profundidades da camada filtrante onde foi feito a quantificação da turbidez da água advinda do método da inversão da proveta. Os resultados entre as diferentes granulometrias não puderam ser comparados entre si devido ao estado inicial do material da camada ter apresentado valores muito discrepantes no que diz respeito à sujidade inicial, entretanto, de maneira geral, pode-se perceber que o fator expansão do leito filtrante contribui significativamente para a eficiência de limpeza.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44240
Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas Willian Camilo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo