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Título: ESTRATÉGIA COMERCIAL PARA VENDAS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

Título alternativo: COMMERCIAL STRATEGY FOR SALES OF AGRICULTURAL MACHINERY AND IMPLEMENTS

Autoria de: Silas da Silva de Paula

Orientação de: Rafael de Oliveira Faria

Presidente da banca: Rafael de Oliveira Faria

Primeiro membro da banca: Felipe Schwerz

Segundo membro da banca: Diego José Carvalho Alonso

Palavras-chaves: Agricultura, Eficiência, Maquinários Agrícolas, Vendas, Estratégia Comercial

Data da defesa: 14/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/03/2023

Data da publicação: 16/03/2023

Referência: Paula, S. d. S. d. ESTRATÉGIA COMERCIAL PARA VENDAS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. 2023. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O Brasil é um país referência em agricultura, um setor cada vez mais modernizado para atender à demanda de alimentos mundial. Por esse motivo, buscam-se promover melhorias em máquinas e equipamentos agrícolas visando o aumento de suas eficiências. Para isso, os produtores necessitam de empresas do setor de maquinários agrícolas capazes de entregar produtos e soluções que facilitem a produção. Este trabalho foi desenvolvido para estudar o comportamento dos produtores rurais em relação às suas aquisições de maquinários e implementos agrícolas, com o objetivo de apontar e transmitir possíveis estratégias comerciais para empresas que atuam nesse segmento de vendas. Para a realização do estudo, foram utilizados dados de vendas de maquinários e implementos agrícolas da empresa Minas Verde - Concessionária John Deere, referentes a todo o território Sul de Minas Gerais no período de 2015 a 2022. Foram utilizados o Google Sheets e o Data Studio para a realização de gráficos dinâmicos para análise dos dados e melhor visualização dos resultados obtidos. A partir da metodologia utilizada, foi possível identificar o período recomendado para aquisição de estoque de maquinários e o período de maior demanda para realização de vendas, com possíveis estratégias de campanha. Esse estudo possibilita maior segurança e lucratividade para a empresa e, sobretudo, maior destaque e vantagem competitiva em relação à concorrência. Além disso, os produtores poderão ter acesso a maquinários e implementos agrícolas com melhor preço, condição e pronta entrega, promovendo maior produtividade e atendendo às demandas de alimentos.

Abstract: Brazil is a reference country in agriculture, a sector that is increasingly modernized to meet the global demand for food. For this reason, improvements in agricultural machinery and equipment are sought to enhance efficiency, operational yield, and productivity. To achieve this, producers require agricultural machinery companies capable of delivering products and solutions that facilitate production. This study was conducted to investigate the behavior of rural producers regarding their purchases of agricultural machinery and equipment, with the aim of identifying and transmitting possible commercial strategies for companies operating in this sales segment. To carry out the study, sales data for machinery and agricultural equipment from Minas Verde - John Deere Dealership were used, covering the entire southern region of Minas Gerais from 2015 to 2022. Google Sheets and Data Studio were used to create dynamic charts for data analysis and better visualization of the obtained results. Using the methodology employed, it was possible to identify the recommended period for machinery inventory acquisition and the period of highest demand for sales, with possible campaign strategies. This study provides greater security and profitability for the company and, above all, greater visibility and competitive advantage over competitors. In addition, producers can access agricultural machinery and equipment at the best price, condition, and ready delivery, promoting greater productivity and meeting the demands for food.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_agricola/20222201710703

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Silas da Silva de Paula e Universidade Federal de Lavras

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