SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Engenharia Agrícola

Título: VIABILIDADE DA REDUÇÃO DE RPM DA ÁRVORE DE MANIVELAS EM CAMINHÕES COMBOIO E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO E NA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO

Autoria de: Pedro Deraco Ribas

Orientação de: Gabriel Araujo e Silva Ferraz

Presidente da banca: Gabriel Araújo e Silva Ferraz

Primeiro membro da banca: Mirleia Aparecida de Carvalho

Segundo membro da banca: Rafael de Oliveira Faria

Palavras-chaves: Custo, Eficiência, Tempo, Economia, Produtividade

Data da defesa: 16/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 18/09/2022

Data da publicação: 18/09/2022

Referência: Ribas, P. D. VIABILIDADE DA REDUÇÃO DE RPM DA ÁRVORE DE MANIVELAS EM CAMINHÕES COMBOIO E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO E NA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO. 2022. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O Caminhão Comboio é um veículo de transporte de cargas projetado para transportar combustíveis e lubrificantes de forma segura, tendo o objetivo de facilitar e otimizar a execução das atividades desenvolvidas por diversas máquinas e implementos agrícolas, sem ocorrer a necessidade de deslocamento até postos de abastecimento. O presente trabalho teve como objetivo determinar a rotação ideal por minuto que acarretará em menores custos operacionais, com relação ao gasto com combustíveis consumidos pelos caminhões comboio. O estudo foi realizado em uma empresa situada no município de Guariba - SP, utilizando dois caminhões comboio. As vazões de combustíveis transferidas pela bomba do caminhão em ls, foram mensuradas a campo durante o abastecimento dos equipamentos utilizando as rotações de 1100, 1300 e 1500 rpm. O volume de combustível consumido pelo cavalo mecânico foi calculado a cada passagem do veículo pelo posto de abastecimento relacionando assim, o volume em litros com a quilometragem que o caminhão percorreu, analisando dessa forma, a influência da rotação por minuto utilizada em campo sob o consumo total. Os deslocamentos dos veículos foram observados por meio do sistema de monitoramento instalado em cada caminhão, para que a rotação durante esta manobra não excedesse a faixa econômica compreendida entre 1100 a 1800 rpm. Os dados de abastecimento realizados pelos caminhões comboio nos equipamentos que se encontravam em campo, foram obtidos pelo sistema de gerenciamento da empresa para que o estudo da vazão de combustível fosse compatível com as demandas mais críticas que houve diariamente. Para a rotação de 1100 rpm, observou-se maior consumo de tempo para o abastecimento de cada equipamento, porém, está rotação foi capaz de suprir a demanda crítica, sendo determinada pelo dia que houve a maior demanda de volume a ser abastecido, e o consumo em lkm foi reduzido, portanto, gerando menores custos operacionais e um maior custo benefício durante a utilização dos caminhões.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_agricola/20221201721068

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Deraco Ribas e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo