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Título: PROPOSTAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA TRATORES COM SISTEMA DE TRANSMISSÃO FULL POWERSHIFT

Autoria de: Raí Fernandes Queiroz Alves

Orientação de: Gabriel Araujo e Silva Ferraz

Presidente da banca: Gabriel Araújo e Silva Ferraz

Primeiro membro da banca: Rafael de Oliveira Faria

Segundo membro da banca: João Paulo Almeida Lelis

Palavras-chaves: Intervalos, Curva de tendência, Teste de vazamento, Histórico de manutenção, Custo de manutenção.

Data da defesa: 12/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/03/2021

Data da publicação: 25/03/2021

Referência: Alves, R. F. Q. PROPOSTAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PARA TRATORES COM SISTEMA DE TRANSMISSÃO FULL POWERSHIFT. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O trator agrícola, dentro do seu papel fundamental para o setor agro, é passível de manutenção em suas partes constituintes, dentre elas o sistema de transmissão, devido ao material que a maioria o compõe e a suas condições de trabalho. Com isso, a manutenção pode ser realizada de maneira corretiva ou preventiva, sendo a segunda mais interessante por atuar na redução de falhas e garantir a continuidade na produtividade do equipamento. Porém há a necessidade de definir corretamente intervalos para a realização destas manutenções preventivas. À vista disso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver propostas de intervalos de manutenções preventivas para o sistema de transmissão Full Powershift de tratores, comprovando suas eficácias, além de analisar os custos da manutenção corretiva e preventiva. Para isso, dispondo de dados históricos, calculou-se o intervalo entre manutenções corretivas, obtendo a média desses intervalos subtraído 500 horas, como primeira proposta de manutenção preventiva. Ademais, determinouse também uma curva de tendência, com o intuito de calcular o intervalo entre manutenção corretiva para cada número da parada e da mesma forma subtraído 500 horas, como segunda proposta. Comprovando as condições estimadas diante das propostas com a situação real auferida nos testes realizados nos tratores. Ademais, os custos das manutenções, foram baseados apenas nos valores das peças trocadas. Os resultados apontaram para a primeira proposta de manutenção preventiva um intervalo de 3249 horas, já para a segunda há vários intervalos a depender do número da parada na qual o trator se encontra. Portanto, comparando as estimativas de condição do sistema de transmissão com a situação real, a segunda proposta se apontou mais eficaz, tendo uma assertividade de 82 contra 39 da primeira. E para os custos, a manutenção preventiva se mostrou no mínimo 10 vezes mais barata.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
engenharia_agricola/20202201511466

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47552

Curso: G003 - ENGENHARIA AGRÍCOLA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raí Fernandes Queiroz Alves e Universidade Federal de Lavras

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