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Título: AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO ENSINO MÉDIO Uma Revisão De Literatura Sobre o Transtorno de Ansiedade

Título alternativo: Physical Education Classes as a Tool for Promoting Mental Health in High School A Literature Review on Anxiety Disorder

Autoria de: Mateus Carvalho de Faria

Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Presidente da banca: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Primeiro membro da banca: Tiago Ferreira Carvalho

Palavras-chaves: Educação física escolar, Ensino médio, Saúde mental, Ansiedade, Adolescência

Data da defesa: 31/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 01/02/2025

Data da publicação: 01/02/2025

Referência: Faria, M. C. d. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO ENSINO MÉDIO Uma Revisão De Literatura Sobre o Transtorno de Ansiedade. 2025. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este trabalho analisa a contribuição das aulas de Educação Física escolar para a promoção da saúde mental e a prevenção do transtorno de ansiedade no Ensino Médio. A pesquisa enfoca a adolescência, período caracterizado por intensas transformações físicas, psicológicas e sociais, que podem impactar o bem-estar dos jovens, especialmente no contexto de fatores biológicos, pressões acadêmicas e sociais. O transtorno de ansiedade, em particular, tem se tornado um problema crescente entre os estudantes. A Educação Física, além de promover o desenvolvimento físico, tem o potencial de influenciar positivamente a saúde emocional, ao proporcionar experiências corporais que favorecem o relaxamento, a socialização e a expressão emocional. Diante disso, sua proposta metodológica configurou-se em uma revisão de literatura. A revisão de literatura destaca a importância das práticas corporais diversificadas, que englobam não apenas o aspecto físico, mas também o social e emocional, na promoção de um ambiente escolar saudável. A pesquisa bibliográfica revelou que a Educação Física pode ser uma ferramenta estratégica para a redução dos níveis de ansiedade, o fortalecimento da autoestima e a promoção do autocuidado. Contudo, o estudo também aponta para a necessidade de uma mudança no enfoque tradicional das aulas, predominantemente voltado para o esporte competitivo, em direção a práticas mais inclusivas e integradoras. Os resultados evidenciam que os fatores que contribuem para o desencadeamento do transtorno de ansiedade são pressão familiar, social, pessoal e fatores biológicos que levam a maior disponibilidade de transtornos se desenvolverem em individuos do sexo feminino. Há necessidade de incluir a saúde mental nas discussões pedagógicas e de formar professores capazes de lidar com as demandas emocionais dos estudantes, assim como a implementação de estratégias inovadoras na Educação Física escolar é sugerida como um passo fundamental para consolidar o papel da disciplina na formação integral dos alunos.

Abstract: This study examines the role of Physical Education class in promoting mental health and preventing anxiety disorders in high school students. The research focuses on adolescence, a period marked by significant physical, psychological, and social transformations that can impact the well-being of young individuals, particularly in the context of biological factors, academic pressures, and social challenges. Anxiety disorders have become an increasingly prevalent issue among students. Beyond promoting physical development, Physical Education has the potential to positively influence emotional health by providing body experiences that foster relaxation, socialization, and emotional expression. The methodological approach consisted of a literature review, highlighting the importance of diverse physical practices that encompass not only physical, but also social and emotional aspects, in promoting a healthy school environment. The bibliographic research revealed that Physical Education can be a strategic tool for reducing anxiety levels, strengthening self-esteem, and promoting self-care. However, the study also points to the need for a shift from the traditional focus on competitive sports to more inclusive and integrative practices. The results emphasize that factors contributing to the onset of anxiety disorders include family, social, and personal pressures, as well as biological factors that make females more prone to such disorders. The study underscores the need to incorporate mental health into pedagogical discussions and train teachers to address the emotional demands of students. Additionally, implementing innovative strategies in Physical Education class is suggested as a crucial step to solidify the subjects role in the holistic development of students.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / educacao_fisica_licenciatura/index.php?dados=20242202110866

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mateus Carvalho de Faria e Universidade Federal de Lavras

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