Título: AVALIAÇÃO DA PROFICIÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS EVIDÊNCIAS DE ATRASO MOTOR
Título alternativo: ASSESSMENT OF MOTOR PROFICIENCY IN CHILDREN EVIDENCE OF MOTOR DELAY
Autoria de: Lucas Henrique Silva Gouveia
Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi
Coorientação de: -
Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi
Primeiro membro da banca: Felipe Tavares Gonçalves
Segundo membro da banca: Kéle Aparecida Rossi Guimarães Barbosa
Palavras-chaves: habilidades motoras fundamentais, competência motora, barreira de proficiência, idade cronológica, idade comportamental.
Data da defesa: 20/12/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 23/12/2024
Data da publicação: 23/12/2024
Referência: Gouveia, L. H. S. AVALIAÇÃO DA PROFICIÊNCIA MOTORA DE CRIANÇAS EVIDÊNCIAS DE ATRASO MOTOR. 2024. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente estudo pretendeu-se observar aspectos específicos em crianças com idade de 6 a 8 anos, de escolas pública e privada, atentando-se especificamente em seu repertório motor e as habilidades motoras fundamentais, objetivando alguns pontos como a análise e a avaliação através do Test Gross Motor Development - 3 ( TGMD-3), classificá-los de acordo com sua proficiência motora e ressaltar a importância de ultrapassar a barreira de proficiência, comparando sua idade cronológica com a sua idade comportamental, extraída das tabelas normativas. Os pontos cruciais da pesquisa relacionam-se diretamente com o foco em desmistificar e apresentar a importância da ultrapassagem da barreira de proficiência, já que ela se faz essencial para o engajamento dos indivíduos em atividades mais complexas que dependem de seu repertório motor estabelecido. De acordo com os dados coletados, ficou evidente que a amostra avaliada apresentou-se com uma baixo nível de competência motora, o que pode gerar uma problemática de forma in
Abstract: The present study aimed to observe specific aspects in children aged 6 to 8 years, from public and private schools, specifically paying attention to their motor repertoire and fundamental motor skills, aiming at some points such as analysis and evaluation through the Test Gross Motor Development - 3 (TGMD-3), classify them according to their motor proficiency and highlight the importance of overcoming the proficiency barrier, comparing their chronological age with their behavioral age, extracted from normative tables. The crucial points of the research are directly related to the focus on demystifying and presenting the importance of overcoming the proficiency barrier, as it is essential for individuals to engage in more complex activities that depend on their established motor repertoire. According to the data collected, it was evident that the sample evaluated presented a low level of motor competence, which can generate a problem in an integral way in individuals, therefore, it is reinforced that intervent
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas Henrique Silva Gouveia e Universidade Federal de Lavras
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