Título: CURRÍCULO CULTURAL E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Autoria de: Tiago Ferreira Carvalho
Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira
Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira
Primeiro membro da banca: José Francisco Ribeiro Taglialegna
Palavras-chaves: currículo cultural, bncc, ppp, educação física, articulação
Data da defesa: 07/06/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 07/06/2024
Data da publicação: 07/06/2024
Referência: Carvalho, T. F. CURRÍCULO CULTURAL E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. 2024. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a conexão entre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o currículo cultural na Educação Física, por meio de uma análise documental de relatos de experiências. A metodologia adotada foi a análise documental de materiais produzidos pelo Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF). A pesquisa busca compreender como os professores articulam o currículo cultural com o PPP, especialmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que, embora haja a intenção de integrar o currículo cultural nas práticas pedagógicas, a aplicação prática dessa articulação ainda enfrenta desafios, particularmente devido às influências tradicionais que persistem nas escolas. A análise revela que, em muitos relatos, a conexão entre o PPP e o currículo cultural é mencionada superficialmente, sem detalhamento suficiente de como essa integração ocorre. desse modo, foi possível constatar que para uma efetiva desterritorialização do currículo, é essencial uma maior clareza e especificidade na implementação do currículo cultural dentro do PPP.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tiago Ferreira Carvalho e Universidade Federal de Lavras
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