SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Licenciatura)

Título: O CIRCO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAEDUCAÇÃO FÍSICA - UFLA

Título alternativo: THE CIRCUS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION AN EXPERIENCE REPORT IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCEPHYSICAL EDUCATION PROGRAM - UFLA

Autoria de: Jessyca Silva do Carmo

Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis

Presidente da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis Orientador

Primeiro membro da banca: Daniel Evangelista Salles

Palavras-chaves: circo, espetáculo, equilíbrio, manipulação, saúde

Data da defesa: 20/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 30/08/2024

Data da publicação: 30/08/2024

Referência: Carmo, J. S. d. O CIRCO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAEDUCAÇÃO FÍSICA - UFLA. 2024. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O presente relato de experiência objetiva constatar as atividades desenvolvidas do projeto no ano de 2023, no Programa Residência Pedagógica (PRP), o qual destaca a imersão de uma estudante de Educação Física na escola e a maneira como o circo e a saúde foram introduzidos nas instituições, pública ou privada, destinadas ao ensino coletivo. Os alunos das escolas participaram ativamente, auxiliando na elaboração do projeto final que não só os envolveu em atividades circenses, mas, também, ajudou a entender melhor as pessoas por trás dessas práticas. Os residentes do projeto foram protagonistas em sua elaboração e avaliação. Essa experiência formativa foi essencial para a concretização do que é ser professor, antes mesmo de se instalar no mercado de trabalho, enfrentando os desafios e oportunidades que a carreira oferece.

Abstract: This experience report aims to document the activities carried out in the project in 2023, within the Pedagogical Residency Program (PRP), which highlights the immersion of a Physical Education student in the school and the way circus and health were introduced into public or private institutions dedicated to collective teaching. The school students actively participated, assisting in the development of the final project, which not only involved them in circus activities but also helped them better understand the people behind these practices. The project residents were the protagonists in its creation and evaluation. This formative experience was essential for the realization of what it means to be a teacher, even before entering the job market, facing the challenges and opportunities that the career offers.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / educacao_fisica_licenciatura/index.php?dados=20241202020822

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jessyca Silva do Carmo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo