Título: O CIRCO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAEDUCAÇÃO FÍSICA - UFLA
Título alternativo: THE CIRCUS IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION AN EXPERIENCE REPORT IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCEPHYSICAL EDUCATION PROGRAM - UFLA
Autoria de: Jessyca Silva do Carmo
Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis
Presidente da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis Orientador
Primeiro membro da banca: Daniel Evangelista Salles
Palavras-chaves: circo, espetáculo, equilíbrio, manipulação, saúde
Data da defesa: 20/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 30/08/2024
Data da publicação: 30/08/2024
Referência: Carmo, J. S. d. O CIRCO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAEDUCAÇÃO FÍSICA - UFLA. 2024. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente relato de experiência objetiva constatar as atividades desenvolvidas do projeto no ano de 2023, no Programa Residência Pedagógica (PRP), o qual destaca a imersão de uma estudante de Educação Física na escola e a maneira como o circo e a saúde foram introduzidos nas instituições, pública ou privada, destinadas ao ensino coletivo. Os alunos das escolas participaram ativamente, auxiliando na elaboração do projeto final que não só os envolveu em atividades circenses, mas, também, ajudou a entender melhor as pessoas por trás dessas práticas. Os residentes do projeto foram protagonistas em sua elaboração e avaliação. Essa experiência formativa foi essencial para a concretização do que é ser professor, antes mesmo de se instalar no mercado de trabalho, enfrentando os desafios e oportunidades que a carreira oferece.
Abstract: This experience report aims to document the activities carried out in the project in 2023, within the Pedagogical Residency Program (PRP), which highlights the immersion of a Physical Education student in the school and the way circus and health were introduced into public or private institutions dedicated to collective teaching. The school students actively participated, assisting in the development of the final project, which not only involved them in circus activities but also helped them better understand the people behind these practices. The project residents were the protagonists in its creation and evaluation. This formative experience was essential for the realization of what it means to be a teacher, even before entering the job market, facing the challenges and opportunities that the career offers.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jessyca Silva do Carmo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo