Título: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Título alternativo: CHALLENGES AND POSSIBILITIES IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES
Autoria de: Ana Cláudia Silveira de Carvalho
Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi
Coorientação de: Milena Pedro de Morais
Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi
Primeiro membro da banca: Cintia Campolina Duarte Rocha da Silva
Palavras-chaves: Educação física inclusiva, deficiência intelectual, práticas pedagógicas, inclusão educacional, ensino fundamental II.
Data da defesa: 16/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 31/08/2024
Data da publicação: 31/08/2024
Referência: Carvalho, A. C. S. d. DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este estudo qualitativo, com enfoque narrativo, investigou o processo inclusivo nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental II, focando nas dificuldades e facilidades enfrentadas pelos professores nesse contexto. A pesquisa contou com a participação de dois professores de Educação Física e utilizou entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. O objetivo geral foi compreender como a inclusão se manifesta nas aulas, enquanto os objetivos específicos buscaram identificar obstáculos e elementos facilitadores na atuação dos professores com alunos com deficiência intelectual, além de analisar os impactos desses fatores na prática docente. Os resultados revelaram que a inclusão na Educação Física é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos. O estudo também destacou as dificuldades enfrentadas pelos professores, as estratégias adotadas e a importância dos recursos disponíveis, oferecendo sugestões para melhorias contínuas nas p
Abstract: This qualitative study, with a narrative approach, investigated the inclusive process in Physical Education classes in lower secondary education, focusing on the challenges and facilitators encountered by teachers in this context. The research involved two Physical Education teachers and used semi-structured interviews for data collection. The main objective was to understand how inclusion manifests in classes, while specific objectives sought to identify obstacles and facilitating elements in teachers work with students with intellectual disabilities, and to analyze the impacts of these factors on teaching practice. The results revealed that inclusion in Physical Education is fundamental for the comprehensive development of students, encompassing physical, social, emotional, and cognitive aspects. The study also highlighted the difficulties faced by teachers, the strategies adopted, and the importance of available resources, offering suggestions for continuous improvements in pedagogical practices and teach
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Cláudia Silveira de Carvalho e Universidade Federal de Lavras
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