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Título: Contribuições do pensamento freireano no ensino do futsal escolar

Autoria de: Maria Eduarda Castro Fonseca

Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira

Primeiro membro da banca: Álex Sousa Pereira

Palavras-chaves: Paulo Freire, futsal escolar, Educação Física, gênero, esportes

Data da defesa: 19/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 22/08/2024

Data da publicação: 22/08/2024

Referência: Fonseca, M. E. C. Contribuições do pensamento freireano no ensino do futsal escolar. 2024. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A pesquisa investiga a convergência entre a pedagogia freireana e a prática do futsal nas aulas de Educação Física escolar. Este trabalho pretende explorar de que modo a herança educacional de Paulo Freire colabora para o cultivo do pensamento crítico e da prática democrática dos estudantes, aprimorando o enfoque educacional no cenário do futsal escolar. Para além, a pesquisa visa promover uma metodologia fundamentada na realidade dos alunos, instituir as abordagens freireanas na cultura corporal de movimento e incitar a aprendizagem do futsal de maneira vasta e respeitosa. Para correlacionar Educação Física e Paulo Freire, discutiremos sobre o processo de tematização e problematização no currículo cultural da Educação Física. É pertinente compreendermos sobre a dimensão desses procedimentos nos conteúdos explorados nas instituições de ensino e sua implicação, sobretudo, na trajetória dos alunos. Além disso, discutimos sobre a dialogicidade, criticidade e politização. A revisão sistemática da literatura foi a alternativa metodológica selecionada e trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os critérios de inclusão abrangem várias obras de Paulo Freire, artigos publicados após a redemocratização do Brasil encontrados nos portais Google Scholar e Scielo, e artigos citados em projetos analisados anteriormente. Os dados foram interpretados conforme os objetivos da pesquisa e os resultados foram contextualizados no cenário escolar atual. Os fatores de gênero, esportivos, sociopolíticos, curriculares e outros mais, foram tratados nesta pesquisa, os quais operam e agem com o tema proposto. Florescer o âmbito do futsal escolar demanda um mecanismo amplificado, que considere diversas perspectivas. Situações de repressão, discriminação e intolerância no futsal escolar podem, possivelmente, serem reduzidos através da educação política, crítica, problematizadora e dialógica.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / educacao_fisica_licenciatura/index.php?dados=20241202010255

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Eduarda Castro Fonseca e Universidade Federal de Lavras

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