Título: Contribuições do pensamento freireano no ensino do futsal escolar
Autoria de: Maria Eduarda Castro Fonseca
Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira
Presidente da banca: Rubens Antonio Gurgel Vieira
Primeiro membro da banca: Álex Sousa Pereira
Palavras-chaves: Paulo Freire, futsal escolar, Educação Física, gênero, esportes
Data da defesa: 19/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 22/08/2024
Data da publicação: 22/08/2024
Referência: Fonseca, M. E. C. Contribuições do pensamento freireano no ensino do futsal escolar. 2024. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A pesquisa investiga a convergência entre a pedagogia freireana e a prática do futsal nas aulas de Educação Física escolar. Este trabalho pretende explorar de que modo a herança educacional de Paulo Freire colabora para o cultivo do pensamento crítico e da prática democrática dos estudantes, aprimorando o enfoque educacional no cenário do futsal escolar. Para além, a pesquisa visa promover uma metodologia fundamentada na realidade dos alunos, instituir as abordagens freireanas na cultura corporal de movimento e incitar a aprendizagem do futsal de maneira vasta e respeitosa. Para correlacionar Educação Física e Paulo Freire, discutiremos sobre o processo de tematização e problematização no currículo cultural da Educação Física. É pertinente compreendermos sobre a dimensão desses procedimentos nos conteúdos explorados nas instituições de ensino e sua implicação, sobretudo, na trajetória dos alunos. Além disso, discutimos sobre a dialogicidade, criticidade e politização. A revisão sistemática da literatura foi a alternativa metodológica selecionada e trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os critérios de inclusão abrangem várias obras de Paulo Freire, artigos publicados após a redemocratização do Brasil encontrados nos portais Google Scholar e Scielo, e artigos citados em projetos analisados anteriormente. Os dados foram interpretados conforme os objetivos da pesquisa e os resultados foram contextualizados no cenário escolar atual. Os fatores de gênero, esportivos, sociopolíticos, curriculares e outros mais, foram tratados nesta pesquisa, os quais operam e agem com o tema proposto. Florescer o âmbito do futsal escolar demanda um mecanismo amplificado, que considere diversas perspectivas. Situações de repressão, discriminação e intolerância no futsal escolar podem, possivelmente, serem reduzidos através da educação política, crítica, problematizadora e dialógica.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Eduarda Castro Fonseca e Universidade Federal de Lavras
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