Título: Educação Física e as desigualdades de gênero práticas inclusivas de meninas no Ensino Médio da cidade de Perdões - MG.
Título alternativo: Physical Education and gender inequalities inclusive practices of girls in high school in the city of Pardons - MG.
Autoria de: Talyta Santos Bernardes
Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis
Presidente da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis
Primeiro membro da banca: Bárbara Tatiane Santos Carvalho
Palavras-chaves: Educação Física, Desigualdade, Gênero, Ensino Médio, Coeducação
Data da defesa: 17/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 25/07/2023
Data da publicação: 25/07/2023
Referência: Bernardes, T. S. Educação Física e as desigualdades de gênero práticas inclusivas de meninas no Ensino Médio da cidade de Perdões - MG.. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar através de entrevistas realizadas a professores(as) de Educação Física da cidade de Perdões MG que ministram aulas no Ensino Médio, práticas inclusivas de meninas nas aulas de Educação Física que consequentemente vão em contrapartida a desigualdade de gênero, um fenômeno social presente no âmbito social, cultural, histórico e escolar. De forma mais especifica buscou1) verificar quais práticas inclusivas são desenvolvidas por professores(as) de Educação Física no Ensino Médio do município de Perdões MG 2) identificar dentre as práticas inclusivas de meninas aspectos que remetam a Coeducação A partir dessa análise, surgiu a questão orientadora para a nossa pesquisa, isto é, quais práticas inclusivas de meninas são desenvolvidas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio em relação às desigualdades de gênero, no município de Perdões MG? Para tal, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e de caráter exploratório, em relação ao procedimento, se caracteriza como uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas com três professores(as). Para análise dos dados coletados foi utilizado o método de análise temática. A partir da análise dos dados foi possível concluir o impacto e importância de uma abordagem coeducativa nas aulas de Educação Física escolar, empregadas com o intuito de mitigar a exclusão de meninas, seja ela de forma implícita ou explicita. Conclui-se que os professores(as) de Educação Física Escolar, devem compreender a importância de abordagem pedagógica planejada e pensada com o objetivo de mitigar as desigualdades de gênero e compreendam a importância de uma formação continuada, possibilitando a aquisição de mais conhecimento para seus alunos e alunas independente das diferenças presentes no ambiente escolar e na sociedade.
Abstract: This work aims to identify through interviews carried out to Physical Education teachers in the city of Perdões MG who teach classes in high school, inclusive practices of girls in Physical Education that consequently go against the inequality of gender, a social phenomenon present in the social, cultural, historical and school scope. More specifically, it sought 1) to verify which inclusive practices are developed by Physical Education teachers in High School in the municipality of Pardões MG 2) identify among the practices inclusive of girls aspects that refer to Coeducation Based on this analysis, the guiding question for the our research, i.e. what girl-inclusive practices are developed in High School Physical Education classes in relation to gender inequalities, in the municipality of Perdões MG? To this end, a survey was conducted with an approach qualitative and exploratory, in relation to the procedure, it is characterized as field research, using interviews as a data collection instrument semi-structured with three teachers. For analysis of the collected data it was used the thematic analysis method. From the analysis of the data it was possible conclude the impact and importance of a coeducational approach in School Physical Education, employed with the aim of mitigating the exclusion of girls, be it implicitly or explicitly. It is concluded that the teachers of School Physical Education, should understand the importance of approaching pedagogical approach planned and designed with the aim of mitigating inequalities of gender and understand the importance of continuing education, enabling the acquisition of more knowledge for its students regardless of the differences present in the school environment and society.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Talyta Santos Bernardes e Universidade Federal de Lavras
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