Título: IMPRESSÕES, IMPLICAÇÕES E DILEMAS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (20222023) SEGUNDO OSAS CONCLUINTES DO CURSO (LICENCIATURA) EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA
Autoria de: Jean Carlos Batista Ribeiro
Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
Presidente da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
Primeiro membro da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
Palavras-chaves: Formação inicial, Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Processos Formativos, Organização
Data da defesa: 17/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Ribeiro, J. C. B. IMPRESSÕES, IMPLICAÇÕES E DILEMAS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (20222023) SEGUNDO OSAS CONCLUINTES DO CURSO (LICENCIATURA) EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA. 2023. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Trata-se de uma investigação cujo objetivo consiste em cotejar a concepção dos concluintes do curso (licenciatura) em Educação Física a respeito ao Programa Residência Pedagógica e de suas implicações para formação inicial, em vista que programas como esse, que objetivam o aperfeiçoamento professoral tendem a contribuir de forma significante na carreira docente dos participantes (CARNEIRO SILVA REIS, 2019). Para melhor atender aos objetivos da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa, tendo um enfoque narrativo para melhor entender o indivíduo e sua participação no PRP. Pensando a respeito esse trabalho se pauta em respeito aos concluintes do curso e como o PRP influenciou na sua formação inicial, passando assim em três categorias quais sejam, (1) diz respeito aos dados pessoais e para melhor entender como foi a sua trajetória essa categoria tem ênfase em sua formação inicial, disciplinas, estágios, experiências formativas (2) tratará de sua experiencias formativas oriundas de sua participação em programas para formação de professores, sendo esse mais especificadamente o Programa Residência Pedagógica (subprojeto Educação Física) e por último (3) categoria com objetivo de identificar as contribuições e avaliar sua passagem no RPR trás aspectos como a influência do entendimento de características fundamentais para a carreira docente, sendo elas epistemologia e a didática. Com os relatos foi possível constatar que o PRP veio a contribuir de maneira significante na formação inicial dos participantes, além dos mesmos apensar de já na reta final do curso virem a se identificar e criarem uma identidade professoral mais evidente após essa participação, mesmo que curta.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jean Carlos Batista Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
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