Título: INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Quais são as estratégias pedagógicas dos professores de educação física?
Autoria de: Liliana Marcelino Militani
Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira
Presidente da banca: Prof. Dr. Rubens Antonio Gurgel Vieira
Primeiro membro da banca: João Pedro Goes Lopes
Palavras-chaves: Educação física inclusiva, estratégias pedagógicas, inclusão, escola, ensino.
Data da defesa: 02/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 16/03/2023
Data da publicação: 16/03/2023
Referência: Militani, L. M. INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Quais são as estratégias pedagógicas dos professores de educação física?. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A temática da educação inclusiva, que é uma educação de qualidade que respeite a diversidade dos alunos na área da educação física, apesar dos incentivos de professores, o que se percebe é um conhecimento limitado por volta das estratégias possíveis para incluir alunos com deficiência nas aulas. Com base nisto, tens o objetivo de investigar quais são as estratégias pedagógicas usadas pelos professores para a inclusão dos alunos. Este TCC trata sobre a visão dos professores de educação física. Muitos professores fazem uso das adaptações metodológicas nas suas aulas, através de adaptações nas regras, instruções e espaço físico. Além disso, as estratégias mais usadas são o ensino colaborativo atividades abertas, modificadas e esporte adaptado e também a compreensão dos limites do aluno com deficiência e participação deste na escolha das estratégias para a sua participação nas aulas. Além disto é possível observar que a maioria das estratégias são utilizadas de forma intuitiva, sendo escolhas baseadas na maior parte das vezes em vivências. Desta forma, sugere-se o aumento da atenção à formação inicial dos professores de educação física, fornecendo uma gama maior de conhecimentos sobre educação física inclusiva e as estratégias possíveis para inclusão dos estudantes com deficiência, assim como formações complementares sobre essa temática aos professores.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Liliana Marcelino Militani e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo