Título: PARKOUR COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE LAVRAS-MG
Autoria de: Gustavo Silva de Freitas
Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado
Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado
Primeiro membro da banca: Dimitri Wuo Pereira
Palavras-chaves: Educação Física escolar, Parkour, Prática pedagógica, Transposição, Movimento.
Data da defesa: 06/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 12/09/2022
Data da publicação: 12/09/2022
Referência: Freitas, G. S. d. PARKOUR COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE LAVRAS-MG. 2022. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Pretendeu-se nesta pesquisa, verificar as possibilidades e potencialidades da prática do Parkour em ambiente escolar, bem como sua viabilidade do como proposta pedagógica para as aulas de Educação Física. E para isso os métodos adotados se deram na elaboração de aulas que contemplavam a modalidade em suas particularidades, fossem elas conceituais e procedimentais, aplicadas em uma escola Municipal da cidade de Lavras no estado de Minas Gerais. A coleta de dados se deu por meio de diários de campo devidamente preenchidos pelo pesquisador, somado a questionários aplicados ao início e final da pesquisa. Os resultados deste pequeno recorte do uso da prática em ambiente escolar, exibem que é uma proposta pedagógica eficiente para o desenvolvimento dos estudantes em diversos aspectos e perspectivas educacionais, sejam elas mais voltadas a psicomotricidade, tecnicismo, saúde ou cultural, do mesmo modo que as demais atividades já trabalhadas nas instituições de ensino, mas propondo uma variabilidade, fugindo dos esportes comumente trabalhados, e propiciando uma nova experiência. Sendo possível concluir a partir dos resultados desta pesquisa, que o Parkour, além de se tratar de uma cultura corporal de movimento, possuí uma facilitação em sua aplicação didática-metodológica, pois não necessita de espaço específico ou manipulação de objetos, o mesmo proporciona a qualquer escola sua prática independente da infraestrutura da mesma, atendendo assim a escolas com menor aporte financeiro e estrutural. Além de desenvolver aspectos como motricidade, tomada de decisão, percepção espaço temporal, tempo de reação e dimensões atitudinais se bem ponderadas e discutidas pelo docente com seus alunos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gustavo Silva de Freitas e Universidade Federal de Lavras
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