Título: A TRAJETÓRIA ESCOLAR DAS MENINAS NEGRAS E O LUGAR DO ESPORTE O CASO DO CRIA-LAVRAS ATLETISMO
Autoria de: Islane Pereira Lopes
Orientação de: Rubens Antonio Gurgel Vieira
Coorientação de: Pablo Ramon Domingos
Presidente da banca: Rubens Antônio Gurgel Pereira
Primeiro membro da banca: Pablo Ramon Domingos
Palavras-chaves: Mulheres negras, Racismo, autoconceito, CRIA-Lavras, projeto social
Data da defesa: 09/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 26/09/2022
Data da publicação: 26/09/2022
Referência: Lopes, I. P. A TRAJETÓRIA ESCOLAR DAS MENINAS NEGRAS E O LUGAR DO ESPORTE O CASO DO CRIA-LAVRAS ATLETISMO. 2022. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Segundo Ângela Davis, quando uma mulher negra se movimenta, toda a sociedade se movimenta com ela. Isso passa pela realidade das mulheres negras que compõem a base da pirâmide racial, social e de gênero. De acordo com Carneiro (2011), ????são suficientemente conhecidas as condições históricas nas Américas que construíram a relação de coisificação dos negros em geral e das mulheres negras em particular????. Em 2008 na cidade de Lavras-MG foi criado o projeto Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (CRIA-Lavras) este projeto se fez presente com o intuito de oportunizar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a ambição de melhores condições de vida através da educação, viabilizado pela modalidade de atletismo. Não por acaso, entendendo a condição da mulher negra na sociedade, o projeto tinha plena consciência de que as crianças e as adolescentes negras seriam também beneficiadas com sua atenção. O presente estudo buscou analisar o autoconceito de 11 meninas negras do projeto CRIA-Lavras durante o período escolar em vários períodos desde o início do projeto, entre elas atletas e ex-atletas, todas estudantes de escolas públicas. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa de caráter descritivo através de uma entrevista estruturada. Foi possível notar que a trajetória escolar das meninas negras do projeto CRIA-Lavras não as isentam de sofrer as dimensões do racismo e dessa forma pudemos evidenciar que andamos a passos lentos para mudanças plausíveis sobretudo para as mulheres negras em que já sabemos o quanto sofreu e ainda sofre dentro e fora das instituições escolares. Todavia, foi constatado que o projeto CRIA-Lavras, cunhou mudanças significativas para um autoconceito mais positivo das entrevistadas.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Islane Pereira Lopes e Universidade Federal de Lavras
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