Título: Teoria das Inteligências Múltiplas e seu desenvolvimento nas aulas de Educação Física Escolar de Lavras-MG
Título alternativo: Theory of Multiple Intelligences and its development in Physical Education classes in Lavras-MG
Autoria de: Camila Paulino de Paiva
Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi
Coorientação de: Pablo Ramon Domingos
Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi
Primeiro membro da banca: Pablo Ramon Domingos
Palavras-chaves: Múltiplas inteligências, plasticidade neural, Educação Física, individualidade, educação
Data da defesa: 17/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 01/12/2021
Data da publicação: 01/12/2021
Referência: Paiva, C. P. d. Teoria das Inteligências Múltiplas e seu desenvolvimento nas aulas de Educação Física Escolar de Lavras-MG. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Objetivo deste trabalho é analisar como é a visão dos professores de Lavras-MG sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Aplicamos a escala Likert com oito questões separadas em quatro afirmações positivas e quatro afirmações negativas. Os resultados foram divididos em três grupos o grupo 1 que não concorda com a Teoria das Inteligências Múltiplas o grupo 2, que não concorda e nem discorda com a teoria e o grupo 3, é o grupo que concorda com a teoria. Observamos ao analisar os questionários que há uma discrepância entre o que se diz sobre a teoria e o que de fato sabem sobre esta, e por isso, concluímos que teoria somente é conhecida de maneira superficial pelos avaliados.
Abstract: The objective of this work is to analyze how teachers from Lavras-MG view the Multiple Intelligences of Howard Gardner. We applied the Likert scale with eight questions separated into four positive statements and four negative statements. The results were divided into three groups the group 1 that does not agree with the Multiple Intelligences Theory group 2, in which they neither agree nor disagree with the theory, and group 3, is the group that agrees with the theory. We observed when analyzing the questionnaires that there is a discrepancy between what is said about the theory and what they actually know about it, and therefore, we conclude that the theory is only superficially known by those evaluated.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53843
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Camila Paulino de Paiva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo