Título: ESTUDO DE CASO EFEITOS DA PRIVAÇÃO DA PRÁTICA ESPORTIVA EM CRIANÇA AUTISTA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19
Título alternativo: CASE STUDY SPORT PRACTICE DEPRIVATION EFFECTS ON AUTISTIC CHILDREN AS RESULT OF COVID-19 PANDEMICS
Autoria de: Rafaella Costa e Silva
Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado
Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado
Primeiro membro da banca: Ernani Tomaz Silva
Palavras-chaves: autismo, atividade física, comportamentos, influência, benefícios
Data da defesa: 22/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 30/11/2021
Data da publicação: 30/11/2021
Referência: Silva, R. C. e. ESTUDO DE CASO EFEITOS DA PRIVAÇÃO DA PRÁTICA ESPORTIVA EM CRIANÇA AUTISTA EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O autismo é uma condição compreendida como uma síndrome comportamental complexa, podendo afetar principalmente as áreas de comunicação, interação social e comportamento estereotipado e repetitivo. A atividade física é uma prática benéfica aos diagnosticados com esse transtorno, já que pode influenciar de forma positiva aqueles que se dispõem a praticá-la. Esse trabalho apresenta um estudo de caso e foi desenvolvido com um menino de 13 anos diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista. O objetivo foi analisar a influência que a privação da prática de atividade física pode ter em seu dia a dia, levando em consideração três comportamentos comuns, sendo eles agressividade, comunicação e afeto. Com as respostas da entrevista e a pesquisa realizada foi possível perceber que a privação da prática esportiva afetou os comportamentos do participante, visto que na ausência da prática foi possível observar uma incidência maior de episódios agressivos, além de influenciar também na comunicação e afetividade. A atividade física trouxe benefícios ao participante da pesquisa quanto aos seus comportamentos agressivos, comunicativos, afetuosos, dentre outros. Além disso, proporcionou uma melhora em sua qualidade de vida. Portanto, a prática de atividade física pode influenciar o comportamento de pessoas diagnosticadas com autismo e deve ser encorajada.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53810
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafaella Costa e Silva e Universidade Federal de Lavras
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