Título: O JIU-JITSU QUE SE APRENDE E O QUE SE ENSINA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DAS TEORIAS DO ENSINO
Título alternativo: THE JIU-JITSU LEARNED AND TEACHED CRITICAL ANALYSIS FROM THE TEACHING THEORIES
Autoria de: Gabriela de Souza Salera
Orientação de: Fabio Pinto Goncalves dos Reis
Presidente da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis
Primeiro membro da banca: Gustavo Almeida Soares
Palavras-chaves: jiu-jitsu, ensino-aprendizagem, teorias do ensino, metodologias, didática
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 30/11/2021
Data da publicação: 30/11/2021
Referência: Salera, G. d. S. O JIU-JITSU QUE SE APRENDE E O QUE SE ENSINA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DAS TEORIAS DO ENSINO. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Partindo da premissa que o Jiu-Jitsu é uma modalidade de luta e que as lutas são conteúdo da Educação Física, surge a curiosidade a respeito do processo de ensino-aprendizagem a cerca dessa arte marcial, uma vez que para ensiná-la não é obrigatória uma formação acadêmica. Entendemos que o papel do professor, seja de qualquer área, inclusive de lutas, é de extrema importância, uma vez que a partir de sua mediação possibilitará ao aluno a construção do seu próprio saber. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar como os professores de Jiu-Jitsu aprenderam essa modalidade e como eles a ensinam hoje, nos possibilitando entender como são formados os professores nesse âmbito, se passam por processos que os fazem modificar o modo que ensinam ou se reproduzem aquilo que aprenderam. Para isso utilizaremos da pesquisa de campo de caráter qualitativo, onde faremos entrevistas com professores de Jiu-Jitsu e posteriormente as mesmas serão analisadas com base na literatura e teorias do ensino. Ao final do trabalho será possível compreender que, mesmo não sendo necessária uma formação na área da educação, principalmente em Educação Física, o auxílio de materiais teóricos, didáticos e metodológicos é de grande valia na formação dos professores.
Abstract: Starting from the premise that Jiu-Jitsu is a fighting modality and fights are content of Physical Education, curiosity arises about the teaching-learning process of this martial art, since an academic qualification is not mandatory for teaching. We understand that the teachers role, in any area, including struggles, is extremely important, since through his mediation the student it will enable to build their own knowledge. Therefore, the objective of this study is analyze how Jiu-Jitsu teachers learned this modality and how they teach it today, enabling us to understand how teachers are trained in this area, if they pass through processes that make them change the way they teach or they reproduce what they have learned. For this, we will use qualitative field research, whence we will conduct interviews with Jiu-Jitsu teachers and later they will be analyzed based on literature and teaching theories. At the end of the work, it will be possible to understand that, even a graduation in the area of education is not necessary, especially in Physical Education, the help of theoretical, didactic and methodological materials have a great value in the training of teachers.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53904
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriela de Souza Salera e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo