Título: O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR REVISÃO DE LITERATURA
Título alternativo: THE IMPACT OF THE COVID-19 PANDEMIC ON SCHOOL PHYSICAL EDUCATION LITERATURE REVIEW
Autoria de: Bruno Tadeu Cardoso
Orientação de: Carlos Magno Alvarenga
Presidente da banca: Carlos Magno Alvarenga
Primeiro membro da banca: Ana Claudia Vasconcelos da Costa
Palavras-chaves: educação física escolar, pandemia, covid-19, mídias sociais, revisão
Data da defesa: 27/08/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 02/09/2021
Data da publicação: 02/09/2021
Referência: Cardoso, B. T. O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR REVISÃO DE LITERATURA. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O ano de 2020 trouxe a pandemia de COVID-19, considerada uma das maiores crises sanitárias que afetou o mundo todo neste início de século. Com a aplicação de medidas sanitárias decretou - se o isolamento social, que ocasionou para as unidades de ensino público e privado, tanto da educação básica quanto do ensino superior, a adotar o sistema de ensino remoto, sendo necessária e exigida a utilização de tecnologias educacionaismídias sociais. A partir disso, este trabalho teve como objetivo a análise sobre o impacto da doença COVID-19 sobre a educação física escolar através de uma revisão da literatura tradicional para a investigação com os documentos referentes à temática abordada. Foram utilizados oito documentos para este estudo, entre artigos, monografias e teses extraídos nos bancos de dados das bibliotecas eletrônicas Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online - SciELO para a análise da problemática em questão considerando as principais publicações oriundas deste período de pandemia. Para a análise dos documentos selecionados, foi realizada a forma descritiva dos achados bibliográficos. A partir desses levantamentos, concluiu - se que são limitadas ainda as pesquisas que analisam esta temática, no entanto foi possível identificar diversos fatores oriundos do impacto da pandemia sobre as aulas de educação Física no contexto escolar, como por exemplo, a baixa adesão dos alunos em aulas remotas devido a existente desigualdade encontrada em relação ao acesso à internet em diversas localidades do mundo.
Abstract: The year 2020 brought the COVID-19 pandemic, considered one of the biggest sanitary crises that affected the entire world at the beginning of this century. With the application of sanitary measures, social isolation was decreed, which caused public and private education units, both in basic and higher education, to adopt the remote education system, with the use of educational technologies being necessary and required. social media. From that, this work aimed to analyze the impact of the disease COVID-19 on school physical education through a review of the traditional literature for investigation with documents referring to the topic addressed. Eight documents were used for this study, including articles, monographs and theses extracted from the databases of electronic libraries Academic Google and Scientific Electronic Library Online - SciELO to analyze the problem in question, considering the main publications from this period of pandemic. For the analysis of selected documents, a descriptive form of bibliographic findings was performed. From these surveys, it was concluded that the researches that analyze this theme are still limited, however it was possible to identify several factors arising from the impact of the pandemic on Physical Education classes in the school context, such as the low adherence of students in remote classes due to the existing inequality found in relation to internet access in different parts of the world.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53805
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruno Tadeu Cardoso e Universidade Federal de Lavras
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